Pular para o conteúdo principal

PMDF investiga dois pacotes suspeitos no aeroporto de Brasília Área segue funcionando normalmente, sem cancelamento de voos

  Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) investiga dois pacotes suspeitos localizados na manhã desta terça-feira (16) nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Homens do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também estão no local, que foi isolado. De acordo com o major da PMDF Michello Bueno, os artefatos encontrados mais cedo, envoltos em fita, chegaram a passar pelo  scanner  do Batalhão de Operações Especiais, mas o resultado foi inconclusivo. Com isso, os pacotes serão detonados. “A gente não sabe o que é ainda. Foram encontrados dois objetos envoltos em fita. Foi passado o  scanner , o robô da polícia militar, com o material de operações especiais, mas foi inconclusivo. Eles vão explodir agora.” Ainda segundo o major, o aeroporto segue funcionando normalmente. Dados da Inframerica, concessionária que administra o terminal, mostram que não há atrasos ou cancelamentos nos voos previstos para esta sexta-feira. *Colaborou Gabriel Brum, da Rádio Nacional .  

Circula Ceará chega a Icó, levando intensa movimentação cultural à região Centro Sul do Estado de quarta (15) a sábado (18)


Circula Ceará movimenta a macrorregião do Centro Sul, com quatro dias de programação diversa e totalmente gratuita, apresentando ações formativas, artísticas e institucionais. Um dos destaques é a oficina “Conservação de Acervos Musealizados”, que vai abordar questões técnicas de conservação e restauração de uma forma didática e acessível


Dando continuidade às ações de difusão cultural em nosso Estado, o Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), chega à macrorregião Centro Sul, visitando o município de Icó e levando ações de formação, discussão de políticas culturais e muita fruição artística. Com abertura oficial na quarta-feira (15), o Circula segue até sábado (18) com uma programação formativa, artística e institucional diversa e totalmente gratuita.


Com ações institucionais iniciadas na segunda-feira (13), os encontros culturais já começam a fervilhar na região, com visitas técnicas de equipes da Secult Ceará aos Pontos de Cultura da macrorregião. No decorrer da semana, a programação institucional, que fortalece a política cultural no Estado, segue com encontros, oficinas, visitas técnicas e conversas em Icó, que é uma cidade rica em cultura, história e patrimônio. 


E levando em conta a importância do patrimônio cultural do nosso Estado, o Circula Ceará também promove ações sobre esse tema. Na quinta-feira (16), Jéssica Ohara, analista de gestão cultural da Secult Ceará, que atualmente responde pela Coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), conduz um encontro sobre “Conservação de Acervos Musealizados”, com foco em gestores públicos, museólogos, pesquisadores, arquivistas, artistas, educadores e demais profissionais com atuação em museus. 


“A atividade tem como objetivo trazer aos participantes uma introdução à visão técnica da conservação e restauração, desde uma teoria básica até os conceitos utilizados hoje em dia pelos órgãos reguladores. Entendemos que esse conhecimento deve ser passado de forma didática e acessível”, explica Jéssica Ohara. O encontro será realizado das 10h às 12h, no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó.


Além da oficina com essa temática, a programação institucional inclui também outras diversas atividades, como o já tradicional Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura, realizado em parceria com o Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura), desta vez na macrorregião do Centro Sul e Vale do Salgado, que acontece na quarta-feira (15), às 14h, no Foyer do Teatro da Ribeira dos Icós.


Conversas Circula


Também na quarta-feira (15), às 9h, no Foyer do Teatro da Ribeira dos Icós, as conversas culturais abordam o tema “Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo”, com o advogado e assessor jurídico da Secult Ceará, Paulo Maranhão. Ainda na quarta-feira, às 10h30, a conversa será sobre o “Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura”, com Cris Vale, analista de Projetos da Secult Ceará e Coordenadora do Circula Ceará, e Isaac Apolônio, analista de gestão cultural da Secult Ceará, que atualmente responde pela Coordenadoria de Territórios e Articulação Regional (Cotar).


Já na quinta-feira (16), das 15h30 às 17h, a assistente técnico-cultural da Secult, Lara Monteiro, ministra a oficina “Mapa Cultural do Ceará: cadastro de eventos, espaços, agentes, projetos e oportunidades”, sobre o processo de cadastro na plataforma colaborativa. A atividade é realizada pela Coordenadoria de Fomento e Incentivo às Artes e Cultura (Cofiac), na Universidade Vale do Salgado. Em seguida, às 17h, Cris Vale abre a conversa “Projeto Cultural: o que devo saber para escrever uma boa proposta artística para editais da Secult Ceará”.


Além da vasta programação institucional, o Circula promove também uma programação artística e de formação diversa e totalmente gratuita. 


Sobre o Circula Ceará


Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará. O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.


O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Icó, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e  Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). Aqui em Icó, agradecemos também o apoio da equipe da Casa de Câmara e Cadeia, do Centro Social Urbano, do Teatro da Ribeira dos Icós, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Icó, da Universidade Vale do Salgado, do Projeto Menino Jesus, do Sobrado Canela Preta e da Escola de Artes Canela Preta. A produção é da Assum Preto Produções.


Circula Ceará Calendário 2023*


15/03 a 18/03 - Icó

29/03 a 01/04 - Brejo Santo

12/04 a 15/04 - Tauá

26/04 a 29/04 - Crateús

10/05 a 13/05 - Viçosa do Ceará

24/05 a 27/05 - Camocim


*Sujeito a alteração


>> Confira aqui a programação completa do Circula Ceará em Icó

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.