Pular para o conteúdo principal

Nota de Pesar: Daniel Levi Cardoso Gomes

  O Fortaleza Esporte Clube recebe, com o mais profundo pesar, a notícia do falecimento de  Daniel Levi Cardoso Gomes . Sua partida precoce deixa familiares e amigos enlutados. Amigo fiel do Clube da Garotada, o pequeno Daniel Levi era figura certa nos jogos do Leão e, sempre que possível, representava o Fortaleza usando o Manto Tricolor como sua segunda pele. O Fortaleza agradece imensamente todo o apoio, amor e carinho de Daniel Levi e deseja muita paz nos corações de quem ele deixa a saudade eterna. Descanse em paz!

No mês voltado para conscientização do HPV, Prefeitura reforça importância da vacinação contra a doença

4 de março foi a data escolhida como o Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV

O câncer do colo do útero é um dos tipos mais frequentes entre as brasileiras, sendo a infecção por HPV (Papilomavírus Humano) o principal causador. Por isso, em março, a Prefeitura de Fortaleza alerta para a importância da vacina contra o HPV, disponível gratuitamente nos 117 postos de saúde da Capital, para meninos e meninas entre 9 e 14 anos.

“O grande objetivo da vacinação contra o HPV é diminuir o índice de câncer, em especial, o de colo do útero e sua letalidade. Quando a vacina iniciou no Sistema Único de Saúde (SUS) a meta ministerial era reduzir em até 60% os óbitos por consequência da não vacinação. Além disso, temos que alertar também os pais e responsáveis por meninos, pois o HPV também causa câncer no pênis, mesmo que pouco debatido na sociedade. Temos também o câncer da orofaringe e anal. Por tudo isso, precisamos ampliar as coberturas vacinais”, enfatiza Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza.  

Vacinação contra o HPV

A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para meninos e meninas a partir de 9 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Inicialmente a vacinação era somente para meninas e, desde setembro de 2022, o Ministério da Saúde ampliou também para o público masculino.  

“Essa é uma vacina que previne o câncer, quanto mais precocemente receberem, maior a efetividade. Nove anos é a idade que se imagina que a criança não tenha tido nenhum contato com o vírus, por isso, mais efetiva ela se torna. Tão importante quanto a precocidade é o intervalo das doses, o Ministério da Saúde (MS) preconiza 6 meses após a primeira dose , para a realização da segunda”, orienta Vanessa Soldatelli.

Além dos meninos e meninas de 9 a 14 anos, há outros públicos que também pode receber a vacina contra o HPV: homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

 

HPV (Papilomavírus Humano)

O câncer do colo de útero está relacionado à infecção por HPV, que é uma doença sexualmente transmissível. Assim, a iniciação sexual precoce e o sexo desprotegido são fatores de risco para a doença. Léa Dias, assessora técnica da Saúde da Mulher, afirma que educação em saúde é primordial para a prevenção. A profissional reforça, ainda, a importância do trabalho da Prefeitura na distribuição gratuita de preservativos nos postos de saúde da Capital.

“Educação em saúde é muito importante para evitar fatores de risco, como iniciação sexual precoce e o sexo desprotegido. Orientamos a população que use preservativo, que é distribuído gratuitamente nos postos de saúde, está disponível e é de fácil acesso à população. O preservativo feminino traz autonomia para a mulher e temos que incentivar este público, que é acometido com o câncer de colo do útero, para que faça sexo protegido”, finaliza Léa Dias.

Câncer do colo do útero

De acordo com a ginecologista da Rede Municipal de Saúde, Cláudia Georgia, o HPV pode se manifestar com baixo grau, que são as verrugas, e em alto grau, que é o câncer. Conforme a médica, as mulheres, em especial, devem ficar atentas, devido aos altos índices de incidência do câncer do colo do útero. 

“De cada cinco mulheres, quatro terão HPV ao longo da vida. Este percentual, não necessariamente, vai reverter em câncer de colo do útero, lesão de alto grau, porém existem as lesões de baixo grau que são as verrugas. Por isso, focamos na prevenção deste câncer, que é letal. É de extrema importância que as meninas se vacinem e as  mulheres façam o Papanicolau”, enfatiza Cláudia.

A profissional reforça a importância da vacinação, para meninas e meninos, e como a sociedade deve aderir à imunização. “A vacinação contra o HPV foi um grande avanço para evitar o câncer. É a melhor resposta imunológica. Temos que estimular a vacinação e evitar o câncer HPV induzido”, reforça.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.