Pular para o conteúdo principal

Itarema e Aliança sofre alteração pela Série C 20/06/2024 13:18

  A Diretoria de Competições da FCF comunica alterações em partida do Campeonato Cearense Série C. Confira: Itarema x Aliança De: Estádio Domingão em Horizonte – segunda-feira 24/06/2024 Para: Almir Dutra em Maracanaú – domingo 23/06/2024 Horário: 15:30 (mantido) Para ver o Comunicado,  clique aqui Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br

Reitor recebe estudante aprovada em Medicina, filha de funcionária terceirizada da Universidade

 O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (2), a estudante Laianne Plácido Lima, de 25 anos, aprovada na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o Curso de Medicina da UFC-Fortaleza.

Egressa da escola pública e moradora do bairro Pirambu, na periferia da cidade, ela foi à reunião acompanhada do namorado, Iuri Ramos, e da mãe, Maria Célia Lima, que trabalha há 11 anos como auxiliar de serviços gerais no Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC.

Imagem: Foto da estudante Laianne Plácido Lima vestindo uma blusa na cor preta nos jardins da Reitoria
A estudante Laianne Lima, de 25 anos, passou na Chamada Regular do SISU para o Curso de Medicina da UFC-Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Laianne, caçula de três filhos, é a primeira pessoa de sua família a ter a oportunidade de ingressar no ensino superior, tendo passado em Medicina na sétima tentativa, desde que concluiu em 2015 o ensino médio no Centro Educacional Moema Távora. Estudando por conta própria, ela obteve bolsa no Curso Pré-Vestibular XII de Maio, projeto de extensão da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, cujas aulas ocorrem em salas da Biblioteca de Ciências da Saúde Prof. Jurandir Marães Picanço, no Campus do Porangabuçu.

Em 2021, aprovada em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Laianne não tinha condições de se mudar para realizar a formação acadêmica em Salvador (BA). A 11 dias de iniciar as aulas do semestre letivo 2023.1 na UFC, ela reflete sobre o simbolismo de conquistar uma vaga em um dos cursos mais tradicionais e competitivos. “Foram anos de dedicação e de abdicação, de muitas dificuldades que tive que contornar para conseguir chegar a ver o meu nome na lista dos aprovados”, compartilhou.

Para a mãe, Maria Célia, é uma satisfação ver a filha alcançar tamanha vitória. “Achei bonito a parte dela estudar e conseguir o que queria, que era o sonho dela ser uma doutora e se formar em Medicina. Foi muito importante para ela e é um orgulho para mim também”, celebrou, emocionada.

Confira vídeo com os depoimentos de Laianne Lima e da mãe Maria Célia:

A pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, que é docente do Departamento de Medicina Clínica, dirigiu palavras de incentivo à estudante. “O curso de Medicina é difícil, tem que estudar. Tem que estudar final de semana? Tem. Tem que se dedicar? Tem. Mas você chegará ao final, com certeza. Você vai superar, e, qualquer coisa, procure a gente para orientação”, comentou a pró-reitora.

A vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC, Profª Danielle Gaspar, destacou a relevância das políticas de assistência estudantil, como o Restaurante Universitário, as bolsas e a oferta de estágios próximos à residência dos alunos como forma de inclusão e de apoio à permanência. “A gente participa desse processo com grande prazer porque vemos que realmente a Universidade está se abrindo para receber alunos de diferentes classes sociais, e isso é muito importante para dar oportunidade a essas pessoas”, refletiu.

Assista ao vídeo com a vice-diretora da FAMED, Profª Danielle Gaspar:

O reitor Cândido Albuquerque elogiou o esforço e a determinação de Laianne, e, parabenizando-a publicamente, ressaltou a necessidade de a UFC acolher e integrar todos os estudantes de graduação ingressantes pelo sistema de cotas. Ele apontou ainda que Laianne será um exemplo positivo para tantos jovens, amigos e familiares, além de uma referência para a comunidade onde vive.

“Isso mostra que os sonhos são possíveis. Com a sua vontade de superação, é só uma questão de tempo para você ser médica. Nem precisa se preocupar com isso agora, que o curso de Medicina vai lhe dar tantos caminhos e você vai se encontrar lá dentro. Você vai fazer um curso completo, bem feito, e isso faz a diferença”, pontuou o Prof. Cândido.

Veja vídeo com o reitor da UFC:

Ao final do encontro, Laianne Lima recebeu das mãos do reitor um exemplar do livro Viva UFC e outro de A construção do amanhã: as origens da Universidade Federal do Ceará, lançados em 2022 pela Imprensa Universitária e que trazem um retrato dinâmico atual e informações históricas sobre a UFC. Ambas as obras podem ser consultadas gratuitamente no site do Repositório Institucional da Universidade.

Imagem: Foto posada da reunião do reitor Cândido Albuquerque com a estudante Laianne Lima no gabinete da Reitoria da UFC
Da esq. para a dir.: O coordenador do Projeto Rondon na UFC, César Pontes, vice-diretora da FAMED, Profª Danielle Gaspar, coordenador do SISU na UFC, Prof. Rafael Braz, estudante Laianne Lima, reitor Cândido Albuquerque, Maria Célia Lima, pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Elizabeth Daher, pró-reitora da Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros, e pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Nadja Dutra (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Participaram também da reunião a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Nadja Dutra; o coordenador do Projeto Rondon na UFC, César Pontes, e o coordenador do SISU na UFC, Prof. Rafael Braz.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.