Pular para o conteúdo principal

Colégio do Corpo de Bombeiros realiza “Pais jogam e filhos torcem”

  Risos, aplausos e gritos de torcida tomaram conta do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), na manhã deste sábado (13). A iniciativa “Pais jogam e filhos torcem”, idealizada pelo comandante-diretor, o tenente-coronel Joilton Moura de Menezes, transformou o pátio do colégio em um espaço de emoção, esporte e integração para celebrar o Dia dos Pais. Os portões abriram cedo para receber as famílias. Em seguida, os torneios de futsal e natação deram início à programação, arrancando aplausos das arquibancadas cheias de filhos orgulhosos. Houve também circuito familiar, entrega de medalhas, lanche coletivo e o tradicional banho de mangueira com a viatura Auto Bomba Tanque, garantindo momentos de descontração. Pais e alunos não pouparam elogios. A fanfarra do CMCB embalou o encontro, adicionando ritmo e entusiasmo ao dia festivo. “A iniciativa foi bem elaborada e envolvente”, destacou Sérgio Freitas, pai do aluno Nicolas, do 5º ano A. “Estou muito feliz...

Comitiva da UFC apresenta à Receita Federal projeto que transforma receptores de TV Box piratas em minicomputadores

 Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará visitou, na manhã desta quinta-feira (27), a sede da Receita Federal do Brasil em Fortaleza para apresentar ações institucionais da UFC. O destaque foi o projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação (FACED) que transforma receptores de TV Box ilegais em minicomputadores para uso escolar.

Na ocasião, o Prof. Alex Sandro Sant’Ana, da Faculdade de Educação da UFC, apresentou o projeto de extensão Tecnopolítica Educativa: Experimentação de Novos Modos de Ensinar e Aprender com as Tecnologias Digitais, desenvolvido a partir de receptores de TV Box irregulares apreendidos pela Receita Federal. Em um projeto-piloto, a Receita Federal de Fortaleza doou 800 equipamentos, que foram transformados em minicomputadores a ser distribuídos em escolas públicas da região.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto
O Prof. Alex Sandro Sant’Ana (primeiro à direita), da Faculdade de Educação da UFC, apresentou projeto que transforma receptores de TV Box ilegais em minicomputadores para uso escolar (Foto: Ribamar Neto/UFC)

De acordo com o docente, 20 minicomputadores já foram doados a uma escola municipal de Caucaia e outros 20 devem ser entregues nas próximas semanas para outra instituição de educação do mesmo município. “Depois de transformar em miniPCs, as escolas compram um adaptador e utilizam teclados e monitores [em bom estado] que estavam em desuso”, destacou.

Utilizando o sistema operacional Linux, os minicomputadores têm capacidade de armazenamento de até 8 gigabytes, entradas USBs e conexão de Internet via wi-fi. “É possível rodar jogos educativos, editores de textos e planilhas, e navegador de Internet”, enumerou.

Ao fim da apresentação, ficou acertado que o docente irá elaborar um projeto visando formalizar a parceria entre Receita Federal e UFC para doação de mais equipamentos semelhantes.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

PARCERIAS – Presente à visita, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, entregou nas mãos do superintendente regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa, a obra Viva! UFC, que aponta as principais ações e projetos desenvolvidos pela Universidade, e destacou os avanços da UFC nos últimos anos, com o crescente número de patentes – que já somam 42 – e convênios internacionais.

O reitor agradeceu à Receita Federal a parceria com a Universidade por meio de doações de equipamentos eletrônicos. “A gente desenvolveu a maior ação de inclusão digital [da Universidade] durante a pandemia com a ajuda da Receita Federal”, afirmou, fazendo referência à doação realizada pela Receita Federal em 2020, que entregou à Universidade celulares, tablets e computadores que foram disponibilizados a alunos em situação de vulnerabilidade econômica.

Além do reitor Cândido Albuquerque, participaram do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; e o docente da FACED responsável pelo projeto, Prof. Alex Sandro Sant’Ana. Pelo lado da Receita Federal, estiveram presentes o superintendente regional na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa; os superintendentes-adjuntos Marcus Araripe e Alexandre Guilherme; a chefe da Divisão de Programação e Logística, Patrícia Aquino; o chefe de gabinete, Oswaldo Carvalho; e o delegado-adjunto da Alfândega da Receita Federal de Fortaleza, João Domício Cavalcante.

SAIBA MAIS – O receptor de TV Box é um dispositivo que se conecta à Internet e é capaz de permitir o acesso a aplicativos streamings. Por serem equipamentos de comunicação que se conectam a provedores de Internet para envio e recepção de informações, eles devem ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os equipamentos que não são certificados são considerados piratas e, portanto, ilegais e alvos de apreensão por parte da Receita Federal.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.