Pular para o conteúdo principal

PMCE prende mulher em posse de arma de fogo no bairro Quintino Cunha

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu, na tarde desse domingo (29), uma mulher, de 23 anos, em posse de um revólver. A captura ocorreu no bairro Quintino Cunha – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. A equipe policial fazia o patrulhamento da região, quando avistou um casal em atitude suspeita. Na abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38 com a mulher. A suspeita foi conduzida para a delegacia do 10º Distrito Policial (10º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Agora, ela está à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotograf...

Comitiva da UFC apresenta à Receita Federal projeto que transforma receptores de TV Box piratas em minicomputadores

 Uma comitiva da Universidade Federal do Ceará visitou, na manhã desta quinta-feira (27), a sede da Receita Federal do Brasil em Fortaleza para apresentar ações institucionais da UFC. O destaque foi o projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação (FACED) que transforma receptores de TV Box ilegais em minicomputadores para uso escolar.

Na ocasião, o Prof. Alex Sandro Sant’Ana, da Faculdade de Educação da UFC, apresentou o projeto de extensão Tecnopolítica Educativa: Experimentação de Novos Modos de Ensinar e Aprender com as Tecnologias Digitais, desenvolvido a partir de receptores de TV Box irregulares apreendidos pela Receita Federal. Em um projeto-piloto, a Receita Federal de Fortaleza doou 800 equipamentos, que foram transformados em minicomputadores a ser distribuídos em escolas públicas da região.

Imagem: grupo de pessoas posam para foto
O Prof. Alex Sandro Sant’Ana (primeiro à direita), da Faculdade de Educação da UFC, apresentou projeto que transforma receptores de TV Box ilegais em minicomputadores para uso escolar (Foto: Ribamar Neto/UFC)

De acordo com o docente, 20 minicomputadores já foram doados a uma escola municipal de Caucaia e outros 20 devem ser entregues nas próximas semanas para outra instituição de educação do mesmo município. “Depois de transformar em miniPCs, as escolas compram um adaptador e utilizam teclados e monitores [em bom estado] que estavam em desuso”, destacou.

Utilizando o sistema operacional Linux, os minicomputadores têm capacidade de armazenamento de até 8 gigabytes, entradas USBs e conexão de Internet via wi-fi. “É possível rodar jogos educativos, editores de textos e planilhas, e navegador de Internet”, enumerou.

Ao fim da apresentação, ficou acertado que o docente irá elaborar um projeto visando formalizar a parceria entre Receita Federal e UFC para doação de mais equipamentos semelhantes.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

PARCERIAS – Presente à visita, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, entregou nas mãos do superintendente regional da Receita Federal na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa, a obra Viva! UFC, que aponta as principais ações e projetos desenvolvidos pela Universidade, e destacou os avanços da UFC nos últimos anos, com o crescente número de patentes – que já somam 42 – e convênios internacionais.

O reitor agradeceu à Receita Federal a parceria com a Universidade por meio de doações de equipamentos eletrônicos. “A gente desenvolveu a maior ação de inclusão digital [da Universidade] durante a pandemia com a ajuda da Receita Federal”, afirmou, fazendo referência à doação realizada pela Receita Federal em 2020, que entregou à Universidade celulares, tablets e computadores que foram disponibilizados a alunos em situação de vulnerabilidade econômica.

Além do reitor Cândido Albuquerque, participaram do encontro o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; e o docente da FACED responsável pelo projeto, Prof. Alex Sandro Sant’Ana. Pelo lado da Receita Federal, estiveram presentes o superintendente regional na 3ª Região Fiscal, Ricardo Antônio Barbosa; os superintendentes-adjuntos Marcus Araripe e Alexandre Guilherme; a chefe da Divisão de Programação e Logística, Patrícia Aquino; o chefe de gabinete, Oswaldo Carvalho; e o delegado-adjunto da Alfândega da Receita Federal de Fortaleza, João Domício Cavalcante.

SAIBA MAIS – O receptor de TV Box é um dispositivo que se conecta à Internet e é capaz de permitir o acesso a aplicativos streamings. Por serem equipamentos de comunicação que se conectam a provedores de Internet para envio e recepção de informações, eles devem ser homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Os equipamentos que não são certificados são considerados piratas e, portanto, ilegais e alvos de apreensão por parte da Receita Federal.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.