Pular para o conteúdo principal

Série C: Quixadá busca classificação antecipada para a semifinal

  A quinta rodada do Campeonato Cearense Série C terá início neste domingo, 14, com Esporte e Crato se enfrentando às 15h30, no Bandeirão, em Limoeiro. O Cavalo de Aço é a única equipe do certame que ainda segue com 100% de aproveitamento na vice-liderança. Já o Azulão da Princesa ocupa a 4ª posição e entra em campo para conquistar sua segunda vitória. Na segunda-feira, 15, os dois jogos restantes da rodada ocorrem às 15h. No João Ronaldo, em Pacajus, Aliança e Quixadá duelam em cenários diferentes. O Carcará está em quinto lugar e quer entrar no G-4, enquanto o Canarinho do Sertão, líder da competição com dez pontos, pode carimbar a vaga para a semifinal em caso de vitória. Ocupando as últimas posições da tabela, Itarema e Tianguá se encaram no Almir Dutra, em Maracanaú. Após vencer o Aliança na última rodada, a Tanajura quer embalar a segunda vitória consecutiva. Com quatro derrotas em quatro jogos, o Tremembé do Guajirú, lanterna do campeonato, segue em busca dos seus primeiros pont

Conselho de Arquitetura visita casarão histórico que rachou com as chuvas em Pacatuba




O presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, defende que o imóvel deva ser tombado, restaurado e não demolido, como recomendado pela Defesa Civil do Município


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE) esteve em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, em visita técnica ao casarão histórico que teve a sua fachada rachada ao meio e desabou parcialmente durante as fortes chuvas que atingiram a cidade no último mês. Ele está ameaçado de ser demolido não só pelo seu estado de conservação que ficou comprometido pelas infiltrações, mas principalmente pelo desconhecimento de parte da prefeitura do município. 


Na visita, o presidente do CAU/CE, Lucas Rozzoline, esteve acompanhado da arquiteta e vereadora de Pacatuba, Raquel Cavalcante. Ele defendeu o tombamento do imóvel e destacou a importância da preservação do patrimônio histórico cearense. “O prédio data do século XIX e já foi sede da Câmara Municipal e da Prefeitura. Infelizmente, o seu desabamento parcial ressalta o descaso, mas traz luz à urgente necessidade dos gestores em atuar pela preservação dos patrimônios históricos e culturais em nosso estado”. 


Contra a demolição


Mesmo com o laudo emitido pela Defesa Civil do município orientando a demolição do imóvel, Lucas Rozzoline defende a restauração. “É um laudo muito simplificado, onde o responsável técnico do município defende a demolição mas ao mesmo tempo, estranhamente, diz não ser responsável por essa decisão. O laudo apresenta pouquíssimos dados técnicos: não apresenta análise detalhada da degradação das paredes estruturais nem da degradação das estruturas de madeira; não determina o sistema de fundação da construção; sobre as fissuras aparentes, não analisa nem apresenta sua geometria, espessura, localização, entre outros parâmetros. Diante disso, sem o devido estudo que demonstre sua especialidade em tecnologias construtivas antigas e tradicionais, não podemos jamais compactuar com o fim de um prédio de importância histórica para Pacatuba e para o Ceará”, argumenta. 


Como medida de preservação, o Conselho de Arquitetura indica a concessão de tutela de urgência do imóvel e que este adote medidas preventivas de escoramento para evitar futuros desmoronamentos, bem como outras medidas para garantir a estabilidade do prédio e suas características originais até que sejam executadas as intervenções necessárias. Em ação civil pública protocolada pelo Ministério Público, o CAU/CE também recomenda a condenação de pagamento de indenização por danos morais em caso de demolição do imóvel. 


“No documento, também recomendamos que o imóvel seja decretado como de interesse público e que a Prefeitura de Pacatuba desenvolva uma legislação de proteção do patrimônio a nível municipal. Não é possível que aquele edifício ainda não tenha o reconhecimento oficial como patrimônio histórico do município. É preciso investir em políticas públicas que incentivem a conservação dos prédios históricos e que possibilitem a sua restauração, como também conscientizem a população sobre a importância de preservar a história e a cultura do seu povo como forma de garantir que as gerações futuras possam conhecer e se orgulhar de suas raízes”, finaliza Rozzoline.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.