Pular para o conteúdo principal

Alckmin: decisão de Moraes não deve comprometer negociações com EUA Vice-presidente reuniu-se com setores de mineração e energia

  A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de botar tornozeleira no ex-presidente Jair Bolsonaro não deve comprometer as negociações sobre o tarifaço dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (18) o vice-presidente Geraldo Alckmin . Ele deu as declarações após se reunir com representantes dos setores de mineração e de energia, dois segmentos que serão bastante afetados pelas medidas do governo de Donald Trump. Em entrevista nesta noite, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços disse que o governo continuará a apostar no diálogo e na negociação. Alckmin lembrou que os Poderes são separados e que o Executivo não pode interferir em decisões do Judiciário. “[A decisão de Moraes] não pode e não deve [afetar as negociações comerciais], porque a separação dos Poderes é a base do Estado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os poderes são independentes. Não há relação entre uma questão política ou jurídica ...

IJF incentiva a prevenção de acidentes durante o Abril Verde de Segurança no Trabalho

 Este mês, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza referência regional na assistência às vítimas de traumas de alta complexidade, se une à luta mundial contra os acidentes de trabalho. A campanha Abril Verde tem como objetivo sensibilizar empregadores, empregados e autônomos sobre a importância da atenção permanente, do treinamento contínuo e de uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a prevenção de quedas, cortes, queimaduras, choques elétricos, lesões oculares e ocorrências de trânsito.

Somente entre janeiro e março deste ano, a Emergência do IJF acolheu 18.245 novos pacientes e, conforme relatos, muitos dos ferimentos e fraturas que resultaram em hospitalização ocorreram durante as rotinas ocupacionais nos canteiros de obras, nas oficinas de metalurgia e carpintaria, nas rotas de entrega de produtos ou mesmo no percurso de ida e volta para casa.

A equipe de especialistas da unidade alerta para a negligência durante realização das tarefas de risco, a desorganização dos ambientes, a falta de capacitação para a operação de equipamentos, como serras e prensas, e a desatenção ao uso dos itens básicos de segurança, como capacete, luvas, óculos, calçados e cintos de proteção, que comprometem a segurança e a integridade física dos trabalhadores.

O tratamento de lesões nos olhos por acidentes de trabalho, por exemplo, faz parte do cotidiano na Emergência do IJF. De acordo com a observação do médico Ricardo Marrocos, do serviço de Oftalmologia do hospital, o perfil de pacientes é composto tanto por profissionais dos centros urbanos como das zonas rurais, já que também são muitos os registros de vítimas de perfuração do globo ocular por galhos, espinhos, arames ou pedras durante a colheita, no corte de plantas e capinação de terrenos ou durante o uso de máquinas agrícolas. “O simples uso dos óculos de proteção já reduz o risco de um trauma mais grave, como a perda do órgão. O equipamento é indispensável para operários da construção civil, mecânicos, metalúrgicos, ferreiros e carpinteiros, e tem valor quase insignificante diante do benefício que causa”, destaca o especialista.

Dica de prevenção

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
- Use sempre os EPIs adequados para a atividade que está sendo realizada, como capacetes, luvas, calçados de segurança, cintos de segurança, óculos de proteção, entre outros;
- Certifique-se de que os EPIs estejam em boas condições, devidamente ajustados e bem fixados no corpo.

Treinamento e capacitação
- Receba treinamento adequado para a atividade que irá desempenhar;
- Conheça os riscos associados à atividade e saiba como evitá-los;
- Esteja ciente dos procedimentos de segurança e de emergência no local de trabalho.

Condições do ambiente de trabalho
- Garanta que o local de trabalho esteja limpo e organizado;
- Identifique e elimine possíveis riscos de acidentes, como fios soltos, superfícies escorregadias e objetos pontiagudos;
- Verifique as condições de equipamentos e máquinas, e realize manutenção regularmente.

Comportamento seguro
- Evite distrações enquanto trabalha, como uso de celular ou conversas desnecessárias;
- Respeite os limites de sua capacidade física e mental, e evite excedê-los;
- Não tome atalhos ou ignore os procedimentos de segurança estabelecidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.