Pular para o conteúdo principal

*Com túnel junino, mirante panorâmico e experiências interativas, Brahma celebra encontro entre São João e Copa do Mundo em Maracanaú*

  *Com túnel junino, mirante panorâmico e experiências interativas, Brahma celebra encontro entre São João e Copa do Mundo em Maracanaú* _Marca da Ambev promove ativações inspiradas e reforça a conexão com a cultura nordestina durante um dos maiores festejos juninos do país_ Em 2026, duas das maiores paixões dos brasileiros compartilham o mesmo calendário. De um lado, o São João, manifestação cultural que mobiliza milhões de pessoas em todo o Nordeste. Do outro, a Copa do Mundo, que mais uma vez desperta o espírito de torcida e celebração coletiva em todo o país. Em Maracanaú, no Ceará, a Brahma transformou esse encontro em experiências que aproximaram ainda mais o público da festa. Presente em um dos maiores festejos juninos do Brasil, a marca preparou uma série de ativações que combinaram tradição, entretenimento e interação ao longo da programação. A iniciativa reforça a presença da Brahma em celebrações que fazem parte da identidade cultural nordestina e que têm, em comum com o...

INPC desacelera em março, mas sobe 0,64%, revela pesquisa


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a variação da cesta de compras das famílias com renda até cinco salários mínimos, avançou 0,64% em março.

O percentual representa uma desaceleração em relação a fevereiro, quando ficou em 0,77%. O INPC acumula no ano elevação de 1,88% e, nos últimos 12 meses, de 4,36%. Esse resultado é menor do que os 5,47% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2022, a taxa tinha ficado em 1,71%. Os dados foram divulgados hoje (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Depois da alta de 0,04% em fevereiro, os produtos alimentícios apresentaram recuo de 0,07% em março. Já nos produtos não alimentícios, apesar da alta de 0,87%, o percentual também é menor na comparação com o observado em fevereiro quando subiu 1,01%.

Variação positiva

Segundo o IBGE, todas as áreas registraram variação positiva em março. Com alta de 0,26%, Belo Horizonte teve o menor resultado no mês. Na capital mineira, os impactos foram provocados pelas quedas nos preços da batata-inglesa (-18,88%) e das frutas (-11,60%). Já a maior variação ocorreu em Porto Alegre (1,37%), onde houve elevações de 10,63% na gasolina e de 9,69% na energia elétrica.

Em nota, IBGE informou que, para o cálculo do índice do mês, “foram comparados os preços coletados no período de 1º a 29 de março de 2023 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 (base)”.

Desde 1979 que o IBGE calcula o INPC, que se refere a famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários