Pular para o conteúdo principal

Ceará alcança pelo segundo ano consecutivo menor taxa de feminicídios do País a cada 100 mil habitantes

  Já com relação às ocorrências de importunação sexual, o Ceará é o único estado brasileiro que obteve redução nos casos, com uma diminuição de 10,3%, indo de 439 ocorrências em 2022 a 394 em 2023. O Estado também alcançou a menor taxa de ocorrências, com 4,5 casos a cada 100 mil habitantes. Os números obtidos pelo Ceará com relação aos casos de feminicídio, assédio sexual e importunação sexual colocam o Estado em taxas abaixo da média nacional. Em 2023, o país obteve taxas médias de 1,4 casos de feminicídio; 4,0 casos de assédio sexual; e 13,7 casos de importunação para cada 100 mil pessoas. Equipamentos No Estado, as medidas são planejadas de forma alinhada e conjunta entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria das Mulheres (SEM), com plataformas e equipamentos instalados para proteger essa parcela da população. Ao todo, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) conta com dez unidades especializadas, que recebem denúncias e investigam os casos. Em F

Prefeitura de Fortaleza amplia número de equipes do serviço de tapa-buracos

 operários colocando asfalto numa via

No primeiro trimestre deste ano, a gestão municipal realizou o serviço de tapa-buraco em 27.765,37 m2 de vias em todas as 12 Regionais de Fortaleza (Foto: Kiko Silva)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), ampliou, neste mês de abril, o número de equipes que executam o serviço de tapa-buraco asfáltico nas ruas e avenidas da capital, aumentando de duas para quatro equipes. O incremento busca intensificar o serviço, facilitar a mobilidade e garantir segurança ao tráfego de veículos, pedestres e ciclistas.

No primeiro trimestre deste ano, a gestão municipal realizou o serviço de tapa-buraco em 27.765,37 m2 de vias em todas as 12 Regionais de Fortaleza. As intervenções de requalificação da camada asfáltica são realizadas diariamente, em toda a cidade, com equipes trabalhando nos turnos da manhã, tarde e noite.

Dentre as vias que já receberam o serviço de recuperação asfáltica nos três primeiros meses deste ano estão as avenidas Coronel Matos Dourado, Almirante Barroso, Doutor Theberge, José Bastos e General Murilo Borges. As intervenções de tapa-buraco também foram realizadas nas ruas Cristais Paulista, Francisco Glicério, Hermínia Bonavides, José Barcelos, além da alça do viaduto da Avenida Jornalista Tomaz Coelho.

A execução das intervenções está sujeita às condições meteorológicas do dia, já que o solo seco é fator determinante para a qualidade do reparo. Assim, nos primeiros meses do ano, quando o volume de chuvas tende a ser maior, o serviço é realizado de maneira emergencial e, à medida que as precipitações diminuem, o trabalho é intensificado com o reforço de equipes.

Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), neste primeiro trimestre, as chuvas, em Fortaleza, ficaram 43,7% acima da média observada nesse período. De janeiro a março deste ano, o acumulado foi de 868,5 milímetros, enquanto a média é de 604,4 milímetros. O volume intenso de precipitações e, consequentemente, a umidade do solo têm gerado erosões e afetado o ritmo dos trabalhos de pavimentação.

“Temos enfrentado uma situação desafiadora na pavimentação da cidade, em virtude do volume excessivo de chuvas. Nosso dever é minimizar os efeitos causados por essa situação e, para isso, a Seger segue trabalhando para garantir uma boa qualidade das nossas vias e iremos intensificar os esforços assim que as condições climáticas permitirem", destaca o secretário da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa.

Demais serviços de infraestrutura

As intervenções no pavimento de ruas e avenidas da cidade vão além das ações de requalificação asfáltica. De janeiro a março deste ano, a Seger também realizou reforma de calçamento, com reposição de pedra tosca ou paralelepípedo, em 22.181,44 m2 de vias.

Além dessas intervenções, a gestão municipal realizou, no mesmo período, 167 serviços de drenagem, que incluem retiradas de fuga, reposição de tampas de boca de lobo, implantação de calhas e manutenção e/ou reforma de galerias do sistema de drenagem de águas pluviais.

A população pode solicitar serviços de infraestrutura e malha viária por meio de abertura de processo na sede das Secretarias Regionais ou por telefone, pela Central 156.

Piso intertravado

Em paralelo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), também tem investido na pavimentação com piso intertravado em diversas ruas da cidade. Atualmente, mais de 410 ruas já foram atendidas pelo Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), onde pontos de alagamentos e ruas de terra batida se transformaram em vias acessíveis, com pavimentação em piso intertravado, calçadas e sistema de drenagem.

A escolha do piso intertravado nas obras urbanísticas acontece pelos benefícios oferecidos pelo material, que possui maior resistência, durabilidade e alta capacidade de escoamento de água. Além disso, reduz a temperatura ambiente por refletir mais a luz em vez de absorvê-la, como o asfalto.

Outra vantagem é a manutenção, que é mais barata e permite a reutilização dos blocos para recompor a via, o que não é possível com o recapeamento asfáltico, que precisa ser descartado e comprado novamente. Além disso, possui maior custo benefício, já que o mercado oferece livre oferta do produto, diferente do asfalto, cujo preço é variante do derivado do petróleo.

O Proinfra é o maior programa da história da cidade de Fortaleza. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão, o projeto tem levado melhores condições sanitárias, infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento de comunidades carentes da Capital, com obras de drenagem, urbanização de vias, além da construção de novas escolas, creches e Areninhas.

Com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal, o programa irá atender 1.115 ruas, nas 12 Regionais da Cidade, sendo mais de 160.000 pessoas beneficiadas. A meta é concluir todo o projeto até 2025, período de vigência do contrato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.