Pular para o conteúdo principal

PF reprime crimes sexuais e disseminação de vídeos de abuso contra mulheres no contexto de misoginia Estão sendo cumpridos mandados de busca e de prisão em cinco estados

  Imagem: ilustração Brasília/DF.  A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11/2), a Operação Somnus, com o objetivo de apurar e de reprimir a prática de crimes contra a dignidade sexual. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, do Ceará, do Pará, de Santa Catarina e da Bahia. As investigações tiveram início em 2025, após o recebimento de informações oriundas de cooperação policial internacional, por meio da Europol, envolvendo mais de 20 países, que apontaram a atuação de redes transnacionais voltadas à difusão e à troca de vídeos de abusos sexuais cometidos contra mulheres em estado de sedação. A Polícia Federal investiga a participação de sete brasileiros na prática criminosa. As mensagens trocadas revelaram que os suspeitos discutiam o uso de medicamentos com propriedades sedativas, demonstrando conhecimento sobre marcas comerciais e possíveis efeitos adversos dessas substâncias...

Prefeitura de Maracanaú realiza ampliação na segurança das escolas municipais

 




A Prefeitura de Maracanaú realizou nesta quinta-feira, 13 de abril, a ampliação do Programa Ronda Escolar nas instituições de ensino do município. O evento foi realizado na sede da Secretaria de Segurança Urbana com a presença do Prefeito Roberto Pessoa, do Vice-prefeito Neton Lacerda, do Deputado Estadual, Firmo Camurça, do Secretário de Educação, George Valentim, do Secretário de Segurança Urbana, Coronel Castelo Branco, secretários municipais e vereadores da Câmara Municipal de Maracanaú.


A Guarda Municipal de Maracanaú, a Polícia Militar do Estado do Ceará, Demutran e uma empresa de Segurança privada realizarão diariamente patrulhas no horário das atividades letivas, ampliando a segurança nas escolas, inclusive nas Escolas que funcionam no horário noturno. Serão seis equipes, uma para cada Área de Desenvolvimento Local – ADL, que irão garantir ainda mais segurança nas unidades de ensino municipais, estaduais e particulares de Maracanaú.


Medida Legal – Para dar mais rapidez e intensificar as ações de segurança nas escolas, o Prefeito assinou o decreto 4.661/2023 que viabiliza medidas emergenciais para contratação de serviços de segurança privada, promoção de campanhas educativas e utilização do efetivo da Guarda Municipal para proteção nas unidades de ensino.  Bem como planejamento estratégico coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Comentários