Pular para o conteúdo principal

Visando coibir a poluição sonora, PCCE apreende caixas de som em bares na Cidade dos Funcionários

  Durante os trabalhos, dois homens foram conduzidos para a unidade plantonista Com o objetivo de combater a perturbação ao sossego e a violação à lei estadual que regulamenta a poluição sonora, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizou diligências, na madrugada desta sexta-feira (19), em estabelecimentos comerciais no bairro Cidade dos Funcionários, que pertencem à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. Com as ações, foram apreendidos equipamentos sonoros. Após o registro de Boletins de Ocorrências (BO) informando que estabelecimentos comerciais estariam violando a Lei Estadual 13.711/2005 – que estabelece as medidas de combate à poluição sonora gerada por estabelecimentos comerciais e por veículos no Ceará, os policiais civis da Delegacia do 13º Distrito Policial (13º DP) desencadearam uma ação em estabelecimentos no bairro Cidade dos Funcionários. Nos locais, as equipes constataram a perturbação do sossego e poluição sonora.  Na ocasião, foram apreendidos um s

Pesquisa da UFC sobre nanotecnologia para herbicidas é capa de revista científica internacional

 Pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará resultou em publicação de artigo como capa da edição de abril da revista ACSNano, da Sociedade Americana de Química. O periódico está entre os mais importantes do mundo para estudos na área de nanotecnologia e nanociência, com fator de impacto 18,03.

Intitulado Assessing the fate of SPIONs-framework carrying usnic acid as chemical cargo on soil microbiota” (em tradução livre: “Avaliando estruturas de SPION com ácido úsnico como carga química na microbiota do solo”), o artigo analisa os efeitos do uso de estruturas de nanopartículas superparamagnéticas de óxido de ferro, utilizadas como nanocarreadores para o herbicida ácido úsnico.

Imagem: Capa da revista ACSNano, que mostra ilustração com planta e micro-organismos abaixo
A pesquisa foi escolhida como capa da edição de abril da ACSNano (Imagem: Reprodução)

Na prática, o estudo objetiva usar essas pequenas estruturas de menos de 10 nanômetros (abreviadas para SPION) como portadoras do herbicida, buscando a redução de efeitos negativos do agrotóxico no solo.

O teste foi feito em solo do tipo latossolo vermelho distrófico, que possui teor médio a alto de óxido de ferro, geralmente favorável à agricultura. O solo foi pulverizado com água contendo o ácido úsnico e também com as nanopartículas carregando o herbicida, para comparação entre os dois tipos de aplicação.

No caso da aplicação livre do ácido úsnico, houve constatação de mais efeitos negativos ao solo, com prejuízo aos micro-organismos que o compunham. Já na aplicação do ácido junto aos nanocarreadores, os efeitos negativos foram reduzidos.

“No trabalho em questão, conseguimos desenvolver uma nanoformulação que aumentou a eficiência herbicida do composto ativo, assim como apresentou um declínio nos efeitos tóxicos e deletérios para micro-organismos do solo, podendo permitir o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável e precisa”, afirma o Prof. Emilio de Castro Miguel, um dos autores do estudo.

PESQUISA INTERDISCIPLINAR – A pesquisa é resultado de um trabalho em conjunto da UFC com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Da UFC, participam: a Profª Thaiz Miguel, do Departamento de Engenharia de Alimentos (DEA); o Prof. Emilio de Castro, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; e o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física.

“Esse trabalho é um esforço interdisciplinar envolvendo diferentes expertises e técnicas, no qual a nanotecnologia é usada para aplicações relevantes na agricultura.  Essa estratégia de investigação de problemas complexos envolvendo diferentes grupos e disciplinas potencializa a qualidade dos artigos, possibilitando que sejam publicados em revistas científicas de destaque, o que naturalmente confere muita visibilidade ao conhecimento produzido”, diz Antônio Gomes de Souza Filho.

Fonte: Prof. Emilio de Castro Miguel, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais – e-mail: emilio.decastromiguel@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.