Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

Prefeito Sarto realiza abertura dos Jogos Escolares

  

grupo de pessoas num palco
É um momento riquíssimo e muito aguardado pelos estudantes, porque não existe ferramenta maior de integração social que o esporte”, afirma Sarto (Foto: Tainá Cavalcante)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, deu início, nesta terça-feira (02/05), a mais uma edição dos Jogos Escolares - Etapa Fortaleza. A abertura do evento, que ocorreu no Ginásio Paulo Sarasate, contou com a participação de escolas municipais, estaduais e federais, além de escolas particulares.

O evento faz parte da primeira etapa, que antecede as fases estaduais e nacional, e conta com a participação de 228 escolas, com cerca de 3 mil estudantes inscritos. “O prêmio maior é a integração, é aprender a jogar em equipe mesmo que o esporte seja individual. É um momento riquíssimo e muito aguardado pelos estudantes, porque não existe ferramenta maior de integração social que o esporte”, afirma Sarto.

A etapa municipal acontece ao longo deste mês e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes da capital. É o que explica Jefferson Maia, secretário adjunto da Educação. “As crianças e adolescentes se preparam o ano inteiro para esse momento. Os professores de educação física das escolas realizam os treinamentos, organizam os materiais e aguardam com ansiedade esse evento”, diz.

As competições, realizadas por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), buscam promover a ampla mobilização do segmento escolar tendo o esporte como ferramenta de inclusão social. É o caso de Samuel Modesto, de 14 anos. O estudante tem apenas 1,47m de altura e chegou a ser alvo de brincadeiras dos colegas ao ingressar no basquete. Ele, no entanto, diz não se importar, já que o esporte traz diversos benefícios a ele.

“O professor faz os treinos de basquete para mobilizar a turma, e ele vai treinando e brincando para a gente não se sentir pressionado. Ano passado foi muito bom porque nós levamos medalha de bronze e eu também pude fazer muitas amizades. Espero que esse ano seja melhor ainda”, conta.

A abertura contou com apresentação de ginástica artística, execução do hino nacional e foi acesa a tocha dos jogos. Os atletas também fizeram um juramento, conduzido por Miguel Arthur. O estudante de 13 anos, da Escola Municipal Francisco Andrade Teófilo Girão, no Passaré, compete pela primeira vez nos jogos, na modalidade de atletismo. “Meu sentimento agora é de nervosismo, mas me sinto muito privilegiado e feliz por estar aqui nesse momento. Eu costumo correr na praça perto da minha casa e agora tenho a oportunidade de competir aqui. Espero me sair bem e dar meu melhor para levar esse título para minha escola”, conta ele.

O evento contou com a participação dos vereadores Wander Alencar, Pedro Matos e Heitor Holanda.

Categorias e modalidades

- Categoria de 12 a 14 anos – modalidades individuais: atletismo, natação, badminton, taekwondo, karatê, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol.

- Categoria de 15 a 17 anos – modalidades individuais: atletismo, natação, badminton, taekwondo, judô, tênis de mesa e vôlei de praia. Modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e voleibol.

Premiação

Serão premiadas com troféus as escolas campeãs e vice-campeãs gerais por categoria (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). Já para as modalidades coletivas e individuais: medalhas de 1°, 2° e 3° colocados gerais de Fortaleza e troféu para a escola campeã de cada modalidade e categoria na etapa municipal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.