Pular para o conteúdo principal

Beneficiando cerca de 200 mil cearenses, Governo do Ceará inaugura nova delegacia da Polícia Civil de Crateús

  A nova delegacia dará suporte a dez municípios do Sertão Central e terá serviço 24h Em mais um momento de grandes investimentos na Segurança Pública, o Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (18), mais uma delegacia da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), desta vez no bairro São Vicente, em Crateús. O governador Elmano de Freitas participou da solenidade de inauguração junto ao titular da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; e outras autoridades. Pedro Souza, 62, que saiu cedo de casa para fazer compras, passou em frente à nova delegacia e resolveu conhecer o equipamento, que tem a missão de levar mais segurança ao povo de sua cidade natal. “Eu ia passando aqui e vim conhecer. É bom ter uma delegacia nova assim pra gente da região, dá um maior sentimento de segurança, vai ajudar muito a região. Foi ótimo esse investimento”, comentou. “Espero nã

Projeto do DAUD é um dos vencedores mundiais do financiamento Higher Ed XR Innovation Grant

 O projeto LEDrX – Realidades Expandidas no Processo de Projeto, desenvolvido pelo Laboratório de Experiência Digital (LED), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, foi um dos oito vencedores mundiais do edital de financiamento Higher Ed XR Innovation Grant, promovido em parceria pelos programas Meta Immersive Learning, da empresa Facebook, e Unity Social Impact, da plataforma de desenvolvimento de jogos Unity Engine.

Imagem: Jovem utiliza óculos de realidade virtual
O projeto LEDrX também tem o objetivo de avaliar e compreender as fases do processo criativo e da aprendizagem dos alunos por meio dessas tecnologias (Foto: Divulgação)

Ao todo, 276 instituições ao redor do mundo concorreram ao edital. Na UFC, o financiamento será destinado a pesquisas que investigam a utilização de tecnologias e ferramentas de aplicação de realidades estendidas – virtual, aumentada e mista – para fomentar o ensino de projeto em Design, Arquitetura e Urbanismo. “O intuito é compreender como o uso dessas tecnologias pode facilitar o processo de criação e desenvolvimento de projetos em diversos aspectos, desde a escala do objeto até a escala da cidade, passando pela edificação”, destacam os coordenadores do projeto LEDrX, a Profª Mariana Lima e o Prof. Diego Ricca, docentes do Curso de Design da UFC.

Focado em ensino, o projeto LEDrX também tem o objetivo de avaliar e compreender as fases do processo criativo e da aprendizagem dos alunos por meio dessas tecnologias. “São exploradas ainda questões como a sobreposição de informações digitais no mundo real, características de experiências em realidade aumentada e virtual", explica o Prof. Diego Ricca.

Imagem: estudantes utilizam óculos de realidade virtual
As atividades do LEDrX foram iniciadas neste semestre e envolvem 9 professores associados ao Laboratório de Experiência Digital (Foto: Divulgação)

As atividades do LEDrX foram iniciadas neste semestre e envolvem 9 professores associados ao Laboratório de Experiência Digital (LED), 2 alunas de mestrado e 19 alunos dos cursos de graduação do DAUD, com previsão de inclusão de novos estudantes. A intenção é que os produtos do laboratório possam ser compartilhados em uma plataforma educacional para ser utilizados também por outras áreas de conhecimento.

Para a Profª Mariana Lima, a conquista “é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido durante um bom tempo. A gente já vinha estudando essas tecnologias, tentando explorar como elas poderiam ser aplicadas, mas ainda num campo um pouco mais teórico, com restrições práticas devido à falta de equipamentos. Então, esse resultado positivo nos dá a perspectiva de que estamos trabalhando em questões de ensino e aprendizagem que são originais e relevantes, não triviais, que estão sendo discutidas e implementadas numa escala internacional, ou seja, corrobora a importância do trabalho desenvolvido na Universidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.