Pular para o conteúdo principal

MP do Ceará recomenda medidas de combate ao uso de cigarros eletrônicos nas escolas de Quixeramobim

  MP do Ceará recomenda medidas de combate ao uso de cigarros eletrônicos nas escolas de Quixeramobim  27 de julho de 2026  2 min de leitura O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Quixeramobim, expediu, nesta terça-feira (21/07), recomendação à Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 12) e à Secretaria Municipal de Educação para reforçar o combate ao uso de cigarros eletrônicos (vapes) por crianças e adolescentes no ambiente escolar. A medida foi motivada pela identificação do uso desses dispositivos por adolescentes em escolas do município. O MPCE ressalta que os dispositivos contêm nicotina e outras substâncias capazes de causar dependência e prejuízos à saúde. Também cita estudos que apontam riscos pulmonares graves relacionados ao uso desses produtos e alerta que muitos jovens acreditam, de forma equivocada, que os cigarros eletrônicos são menos prejudiciais do que os cigarros convencionais. A Promotoria de Justiça de...

Research.com: 13 docentes da UFC integram ranking internacional de produtividade acadêmica

 Está disponível no site Research.com a lista Top Scientists by Discipline, que ranqueia pesquisadores que se destacaram em suas áreas no ano de 2022. Nesta edição, 13 professores da Universidade Federal do Ceará integram o ranking: Cláudia do Ó Pessoa, Odorico de Moraes e Aldo Lima, da Faculdade de Medicina; Sueli Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias; Benildo Cavada, Antônio Gomes de Souza Filho e Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Centro de Ciências; Fabiano Fernandes, Luciana Gonçalves, José Cleiton dos Santos e Victor Hugo Albuquerque, do Centro de Tecnologia; e Sergio Rossi e Luis Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR).

O ranqueamento inclui dados coletados em 21 de dezembro de 2022, classificando os pesquisadores segundo o número de publicações científicas, de citações e o índice h (h-index), que mede a produtividade e o impacto dos trabalhos acadêmicos.

Imagem: pesquisadora em laboratório
Além de apontar especialistas líderes em suas respectivas áreas de conhecimento, o site reúne informações sobre o prestígio de instituições de ensino superior (IES) de diversos países ao redor do mundo (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Além de apontar especialistas líderes em suas respectivas áreas de conhecimento, o site reúne informações sobre o prestígio de instituições de ensino superior (IES) de diversos países ao redor do mundo.

BIOLOGIA E BIOQUÍMICA – Neste ranking, a Profª Cláudia do Ó Pessoa, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC, aparece na 27ª posição, seguida por Sueli Rodrigues, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC, na 28ª posição. Logo após vem o nome do Prof. Odorico de Moraes, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC. Nesta lista ainda é destaque o Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.  A UFC aparece em 7ª posição neste campo entre as universidades brasileiras. 

QUÍMICA – Neste ranking, a Profª Cláudia do Ó Pessoa também é citada, desta vez na 44ª posição. Em seguida vêm os nomes dos docentes Fabiano André Narciso Fernandes e Luciana Rocha Barros Gonçalves, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, na 53ª e 59ª posição, respectivamente. Ainda figura na lista o Prof. José Cleiton Sousa dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Química, na 80ª posição. A UFC aparece em 9ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Nesta lista, o destaque é o Prof. Victor Hugo Costa de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, na 4ª colocação. A UFC figura na 8ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

ECOLOGIA E EVOLUÇÃO – O Prof.  Sergio Rossi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC, consta na 70ª posição no ranking. A UFC aparece na 20ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIAS AMBIENTAIS – Nesta área o destaque é o Prof. Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), na 6ª colocação. A UFC aparece em 8ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

CIÊNCIAS DE MATERIAIS – Na lista, o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC, está na 8ª colocação. Outro nome da UFC é o do Prof. Antônio Sérgio Bezerra Sombra, também da Física, em 44ª posição. A UFC aparece em 7ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

MICROBIOLOGIA – O Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, consta na 13ª colocação. A UFC aparece em 9ª posição neste campo entre as universidades brasileiras.

Mais detalhes podem ser conferidos no site Research.com.

Fonte: Prof. Victor Hugo de Albuquerque, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – e-mail: victor.albuquerque@ieee.org 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...