Cientistas da Universidade Federal do Ceará combinaram conhecimentos em medicina, matemática e inteligência artificial para desenvolver um algoritmo capaz de identificar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo, a retinopatia diabética. Segundo os pesquisadores, a inovação é promissora e abre caminho para uma nova geração de ferramentas diagnósticas mais precisas e com menor custo. Os pesquisadores projetam que o cenário mais imediato de aplicação é o rastreamento em grande escala de pacientes com diabetes em Fortaleza (Foto: Viktor Braga/UFC) O sistema faz a detecção de pequenas lesões vasculares, chamadas de microaneurismas, na retina do olho do paciente. Elas são o primeiro sinal clínico da retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que causa danos aos vasos sanguíneos da retina. Concebida por pesquisadores da Faculdade de Medicina (Famed/UFC), a pesquisa traz como grande diferencial o uso do chamado Diagrama de Voronoi, uma ferramenta ma...
Além disso, se a criança perder a consciência, é necessário iniciar a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) imediatamente, acionar os serviços de emergência. Continue realizando ciclos de RCP até a chegada da equipe médica.
É importante ressaltar que a Manobra de Heimlich deve ser realizada apenas quando a pessoa estiver realmente engasgada e com dificuldade para respirar. Caso a pessoa esteja tossindo ou respirando, é aconselhável encorajá-la a tossir e não realizar a manobra. Por fim, recomenda-se que pais, cuidadores e pessoas que lidam com crianças façam cursos de primeiros socorros para aprender técnicas como a Manobra de Heimlich de forma adequada e eficaz.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.