Ação vai até o dia 17 deste mês em todas as unidades cearenses O governador Elmano de Freitas visitou, nesta quinta-feira (12), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. O equipamento, que faz parte da rede da Secretaria da Saúde (Sesa), está promovendo campanha de doação de sangue para o Carnaval. Com a temática “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”, a iniciativa visa dar mais atenção para os estoques dentro do período festivo. “Hoje é dia de doar sangue. Fui atendido pelo Fernando, que está aqui desde 2008. O Hemoce de Fortaleza atende 500 unidades de saúde em todo Ceará. Toda essa movimentação demonstra o coração solidário do povo cearense. Parabéns ao SUS e aqueles e aquelas que fazem o Hemoce no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas. Para doar, o interessado ou interessada precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade devem...
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completa dois anos de funcionamento no próximo dia 24 de junho, com o marco de mil pacientes assistidos. A CCC foi inaugurada em 2021, durante a pandemia de covid-19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes.
Atualmente as principais demandas de atendimento são a Desospitalização para reabilitação e cuidados de pacientes com doenças neurodegenerativas; Acidente Vascular Cerebral (AVC); e Trauma ou Encefalopatia hipóxico-isquêmica. Outro foco é o Cuidado Paliativo para pacientes com doenças avançadas que necessitam da assistência e de cuidados especiais da equipe multidisciplinar no momento da alta hospitalar.
“Tivemos diversas conquistas nesse período. Entre elas, podemos destacar o preenchimento do vácuo na reabilitação, apoio para hospitais e UPAs, espaço para Cuidados Paliativos humanizados, desenvolvimento de projetos de Medicina Integrativa, com implantação de projetos voltados para reabilitação, humanização, cuidados paliativos e educação em saúde. Nossa meta agora é alcançar o reconhecimento e a habilitação da Casa na rede de saúde pública”, explica a diretora da CCC, Ursula Wille Campos.
A celebração dos dois anos do equipamento será realizada para os colaboradores, com apresentação de trabalhos e solenidade com representantes do Ministério da Saúde, Sesa e ISGH, na sexta-feira (23).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.