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Valéria Barros, CEO do Grupo Trevo Açaí, Inspira Empreendedoras em Live do IME School

  Valéria Barros, CEO do Grupo Trevo Açaí, Inspira Empreendedoras em Live do IME School Sabe quando você não tem “plano B” para sua vida profissional? Como Valéria costuma dizer: “ Eu tinha que dar certo”. E deu! A cearense é uma empreendedora nata. Começou do zero, com apenas um sonho e se tornou proprietária de uma famosa rede de lojas de Açaí: A Trevo Açaí.  CEO do Grupo Trevo Açaí, foi uma das convidadas especiais para uma live educativa promovida pelo IME School, instituto de pesquisa e apoio oficial do Programa Internacional de Especialização em Empreendedorismo Feminino. Durante a transmissão, Valéria compartilhou sua história de superação, desafios e conquistas, destacando sua trajetória inspiradora como empresária. Fundadora e proprietária do Trevo Açaí, Valéria Barros transformou um sonho em uma história de sucesso no mundo dos negócios. Em apenas 11 anos, ela construiu uma rede de 42 lojas de açaí que conquistaram o Brasil, e agora, com a mesma determinação e visão, planeja

Definir locais de circulação de ciclomotores caberá a cidades

 A circulação de ciclomotores em ciclovias, ciclofaixas e ruas ou avenidas dependerá de regulamentação das prefeituras municipais. A informação foi divulgada pelo Ministério dos Transportes, em resposta a questionamentos feitos pela Agência Brasil

Para o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o ideal é que os ciclomotores, equipamentos que podem atingir velocidade máxima de 50 quilômetros horários (km/h), circulem em vias destinadas aos automóveis e motocicletas. “Os ciclomotores circulam na rua como uma motocicleta. Claro que os municípios é que têm competência de criar, eventualmente, uma via segregada ou permitir que nas ciclovias se use o ciclomotor, algo que não é recomendável, na medida em que a ciclovia exibe velocidades mais baixas.”

Catão explica que a regulamentação da velocidade nas ciclovias e ciclofaixas também ficará a cargo das prefeituras. 

A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB) Zuleide Feitosa diz que é arriscado permitir que ciclomotores transitem em vias planejadas para ciclistas.  

“Um veículo que atinge, que chega, a 50 km/h e outro, sobre rodas, que chega a 5 ou 10 km/h, é uma diferença muito grande. Mesmo que o ciclista chegue a 20 km/h, há uma grande diferença, o que pode desfavorecer o ciclista e favorecer, em muito, o aumento de acidentes com ciclistas”, explica a pesquisadora, que é doutora em transporte e trânsito.

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