A licenciatura em Música do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará garantiu nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação. Para os padrões de análise, esse resultado reflete que o curso apresenta um patamar de excelência e referência para os demais.
“Esse 5 veio como muito esforço coletivo e compartilhado. A conquista, acho que soa melhor do que vitória, é de todas e todos os servidores, desde os vigilantes e terceirizados da manutenção até quem está na sala de aula”, avalia o professor João Paulo Holanda, coordenador do curso. Para ele, além de legitimar o compromisso dos corpos docente e discente com o curso, a nota “nos coloca no mesmo patamar das maiores universidades de música do país, sendo que estamos no sertão e com bem menos recursos”.
O curso de licenciatura em Música iniciou as atividades em 2019 e conta com cerca de 80 estudantes matriculados. Atualmente, oferta 30 vagas anuais via Sistema de Seleção de Unificada (Sisu) e funciona no turno noturno.
RECONHECIMENTO DE CURSOS
A comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitou remotamente o campus Canindé na última semana de junho. Nesse período, foram feitas entrevistas com os gestores da unidade e com professores, técnicos-administrativos e estudantes, além de representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
“O conceito 5 é um instrumental avaliativo rigoroso com três dimensões distintas. Conseguir um 5 quer dizer que estamos extremamente alinhados com o que se espera de uma educação de excelência”, ressalta o professor João Paulo Holanda. A avaliação para reconhecimento de cursos de graduação considera mais de 30 indicadores, organizados nos eixos de organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura do curso. Foram verificadas as instalações do campus, como salas de aula, laboratórios, biblioteca e setores de atendimento. Também foram analisadas questões relativas ao projeto pedagógico do curso, políticas estudantis, ações de pesquisa e de extensão.
Em 2022, os cursos de licenciatura em Pedagogia e tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Canindé também foram conceituados com excelência em suas avaliações de reconhecimento, garantindo a nota máxima.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.