Pular para o conteúdo principal

Enem 2025: 3,5 milhões fizeram primeiro dia de prova Aplicação ocorreu sem intercorrências significativas. Número de inscrições aumentou 11% em relação a 2024 e mais de 38% comparado a 2022. Redação abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

  Exame foi aplicado em todo o país, abrangendo 1.805 municípios, 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. Foto: Angelo Miguel/MEC Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,8 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 73% participaram da prova neste domingo, 9 de novembro. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022.   O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação deste domingo (9). O ministro anunciou que o gabarito do primeiro dia de prova será divulgado na quinta-feira (13).  Camilo Santana ressaltou que o primeiro dia de prova do Enem ocorreu sem intercorrências significativas. “Todos os malotes foram entregu...

Símbolo da Universidade, Concha Acústica da UFC é reinaugurada após cinco meses de reforma estrutural

 Universidade Federal do Ceará está de cara nova: foi reinaugurada, na tarde dessa terça-feira (4), a Concha Acústica da Reitoria da UFC. O local passou por uma recuperação estrutural no pavilhão auricular e reforma nos pilares e vigas das arquibancadas, além de uma revitalização envolvendo pintura do piso e troca do banner do brasão institucional.

Ao todo a obra levou cinco meses, com um valor total de R$ 550 mil. Explica Renato Guerreiro, coordenador de Projetos e Obras da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra), que a execução dos trabalhos levou em conta as características da edificação. “O objetivo não foi alterar significativamente o objeto, foi mais uma recuperação. Teve uma dificuldade, pois a gente teve que fazer um estudo para o pessoal trabalhar em altura, e ainda mais nesse plano que é inclinado”, comentou.

Imagem: Concha Acústica da UFC
Repaginada, a Concha Acústica da Reitoria é um dos símbolos da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Destacou ainda o coordenador que foi feita toda a impermeabilização do pavilhão auricular da Concha com aplicação de manta, reinstalação de tomadas em um padrão novo, e troca de porta, cerâmica e pintura dos banheiros do equipamento cultural.

DISCURSOS – Iniciando as falas, discursou o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva, que avaliou a Concha como “um símbolo para a Universidade”. Segundo Almir, o local demandava uma intervenção urgente devido ao estado de conservação. “Mesmo com todas as restrições orçamentárias, tivemos a oportunidade de mostrar que sempre há soluções aos problemas que se apresentam”, complementou.

Em seguida, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, afirmou que a entrega da Concha Acústica mostra o compromisso dos atuais gestores com a realização e conclusão de obras nesses últimos quatro anos. “Essa gestão se espelhou no exemplo deixado pelo reitor dos reitores, o Prof. Antônio Martins Filho”, declarou.

Imagem: A solenidade de reinauguração foi prestigiada pela administração superior da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.