Pular para o conteúdo principal

Prazo de inscrição no PND 2026 termina nesta sexta Inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até quarta-feira

  O prazo para que os interessados em se inscrever na Prova Nacional Docente (PND) de 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (3), no horário de Brasília. A inscrição deve ser feita diretamente no Sistema PND , no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. Desde a última semana, o Ministério da Educação (MEC) tem enviado mensagens por WhatsApp e pela conta Gov.br aos professores de todo o Brasil para orientar sobre a inscrição da Prova Nacional Docente (PND). O objetivo é facilitar o acesso dos docentes às informações sobre o processo. Quem pode se inscrever Anualmente, podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas de 21 áreas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas pelo coordenador do respectivo curso. Também podem se inscrever os professores já formados que querem ingressar no magistério público por meio de concurso público ou processo ...

Toda arte de rua é um manifesto. A nona edição do Festival Concreto acontece de 15 a 23 de julho no Parque Rachel de Queiroz.

 


O Festival Concreto, um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina, completa, em 2023, dez anos de atividades, fomentando a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência. Desta interatividade com a cidade, já foram produzidas diversas instalações, intervenções e pinturas murais, nos edifícios e espaços públicos do centro, na orla marítima e na periferia de Fortaleza, por meio de um intercâmbio cultural que já reuniu mais de mil artistas internacionais, nacionais e locais.


O festival também tem buscado fortalecer as relações de igualdade em sua programação, estimulando a participação de mulheres artistas que fazem da arte urbana seu lugar de expressão. E nesta edição, o festival conta com uma significativa participação de artistas mulheres a exemplo das integrantes do Concreto Team, Amanda Nunes, Luci Sacoleira, Terrorista Del Amor e Alice Dote e as artistas convidadas, Lineaaa (Piauí), Wanessa Dedo Verde (Paraíba), Priscila Avelar (PE), Ariza Guedes (RN) e a bailarina e atriz Silvia Moura. Nesta edição a identidade visual do Festival foi criada pela designer Bicho Gaia (CE). 


Rachel de Queiroz, a escritora que dá nome ao parque que sediará o Concreto, foi uma mulher que revolucionou o modo de escrita feminina, e nada mais oportuno para o parque do que poder receber novas formas de escrita na contemporaneidade.


Este ano ao ser agraciado com o Prêmio Brasil Criativo na categoria Arte Urbana, o Concreto consolida seu principal objetivo, sendo o de fomentar o acesso à arte para todas as pessoas, partindo da compreensão de que a arte pode ir além dos espaços tradicionais como museus, galerias e exposições.

Festival Concreto

O Festival acontece em Fortaleza desde 2013, reunindo artistas de diversos países com propostas e linguagens distintas no campo da arte urbana. Desta interatividade com a cidade, já foram produzidas diversas instalações, intervenções e pinturas murais nos edifícios e espaços públicos do centro, na orla marítima, e na periferia de Fortaleza, ressignificando o conceito de espaço urbano através do intercâmbio cultural. 975 artistas já passaram pelo Festival, sendo 727 locais, 146 nacionais e 102 internacionais.


Concreto Team

O Concreto Team nasce como uma ação continuada do Festival Concreto, focada no propósito de expandir o campo de atuação dos participantes por meio de parcerias no campo artístico, seus agentes culturais e os setores da cadeia produtiva em seus mais diversos segmentos. 


Desde 2013 o Festival Concreto vem buscando novos modos de fruição e formação no campo das artes visuais, ao estabelecer novas possibilidades de olhar a cidade sob a perspectiva da arte urbana. E para tanto as parcerias foram fundamentais na construção de um projeto de difusão dos artistas presentes a cada edição.


O Concreto Team é formado por um grupo de artistas - Alice Dote, Luci Sacoleira, Terroristas del amor, Berin, Siba, Brooks, Charless Lessa, Amanda Nunes, Franklin Stein e Otas - que apostam na economia da cultura como instrumento de desenvolvimento para a criação, produção e supervisão de projetos nos seus mais variados suportes e espaços públicos e privados.


Links: https://drive.google.com/drive/folders/1f5mGts6_wopZRTQCFeK9u_rfMp1Em0k1

Assessoria: Kennedy Saldanha (85) 99965.0260

Serviço:

9ª edição do Festival Concreto

Quando: 15 a 23 de julho de 2023

Onde: Parque Rachel de Queiroz - Bairro Presidente Kennedy - Por trás do North Shopping Fortaleza.












PROGRAMAÇÃO FESTIVAL CONCRETO


Dia 15.07 - Abertura do Festival Concreto em parceria com HUB Cultural Porto Dragão, que nesta data comemora 04 anos de atuação e valorização da arte e da cultura produzidas no Ceará. 

16h - Intervenção Urbana com Amanda Nunes e Terroristas del Amor

17h - Cortejo com Caravana Cultural no Coreto Poço da Draga

18h - Abertura da Exposição Concreto Team na Praça das Artes 

19h - Show | Gutto

20h - Discotecagem com DJ Bugzinha


Dia 16.07

Visitação dos Artistas aos Espaços Públicos e Culturais da cidade


Dia 17.07

Pinturas, Intervenções & Instalações Artísticas


Dia 18.07

Pinturas, Intervenções & Instalações Artísticas


Dia 19.07

Pinturas & Instalações

ESPAÇO ENEL

19h - Oficina Graffite para Melhor Idade com Rafael Limaverde

19h - Cine Concreto ENEL


Dia 20.07

Pinturas & Instalações

Espaço ENEL

19h - Oficina Graffiti Infantil com Rafael Limaverde

19h - Oficina: Light Painting com Clayton Bochecha


Dia 21.07

Pinturas & Instalações 

Espaço ENEL

17h - Oficina de Origami com Uirá Carvalho

18h - Espetáculo: A Cadeirinha e Eu - Silvia Moura 

19h - Shows de Hip Hop: Gallo + Arish + DJ Marquinhos Abu


Dia 22.07

18h - Espetáculos de Palhaço

Pinturas & Instalações

19h Shows Musicais: Uirá Carvalho + Choro Cabuloso + Betto Lins

Dia 23.07

9h -Baião de Letras - Parque Rachel de Queiroz

17h - Lançamento Prints: Parceria Concreto Team, Pr1ntshop e Loja Reticências. Participação: Dj Marquinhos Abu - Centro Cultural Dragão do Mar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Nota Pública

  O Ministério Público do Estado do Ceará vem a público manifestar apoio ao promotor eleitoral Rodrigo Damasceno, titular da 121ª Promotoria Eleitoral, atuante na comarca de Sobral. Na manhã deste domingo (06/10), o senhor Moses Rodrigues, que é deputado federal e integrava um grupo de apoiadores de um candidato a prefeito, ignorou as orientações dos Promotores Eleitorais em Sobral e atuou em contrariedade às normas eleitorais, mesmo sendo advertido da irregularidade de sua conduta. Além disso, o referido deputado desrespeitou um membro do Ministério Público no desempenho legítimo de suas atribuições. A atitude do parlamentar ofende as instituições e o sistema de justiça, afrontando os princípios democráticos. O Ministério Público permanecerá firme no combate aos crimes e ilícitos eleitorais, na garantia do estado democrático de direito e na realização de eleições livres e justas.