O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
Top 10 no talent Show, Leo foi recebido em SP pelo renomado chef Salvador Lettieri para aula especial de gastronomia
Com inegável carisma e trajetória elogiada pelos jurados e convidados no programa de competição culinária Masterchef Brasil, o cearense Léo Giglio foi convidado pelo renomado chef da Le Cordon Bleu Brasil, Salvador Lettieri, para uma aula exclusiva sobre como preparar o doce tiramisù, além de uma visita especial na escola de culinária. O encontro entre os chefes ocorreu na quarta-feira (13), após a presença do cearense na final do programa, transmitida no dia anterior.
Na ocasião, Léo foi recebido com honras na escola de gastronomia e recebeu presentes pela sua visita, como uma dólmã com a identificação da instituição. “Já que hoje eu sou aluno da Le Cordon Bleu por um dia, tenho que estar devidamente uniformizado”, brincou o cearense nas redes sociais. Além do preparo do tiramisù, Léo também visitou as instalações da renomada escola de culinária e conheceu os chefes em formação.
Como forma de agradecimento pelo convite especial, o top 10 do Masterchef Brasil levou alguns presentes para o chef Salvador Lettieri. Entre os itens que remetiam à cultura e culinária cearense estavam banana passa, cajuzinho, cocada moreninha, castanha de caju caramelizada e mel, produzido em Quixeramobim e utilizado na receita de tiramisù preparado pelos chefes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.