Pular para o conteúdo principal

Adolescente suspeito de mortes no Jangurussu é capturado pela PCCE

  Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...

Ceará: Festival Afrocearensidades destaca a luta antirracista em exposições, shows, ações formativas e lançamento de livro

 



Sobrado Dr. José Lourenço lança a Mostra Altar na Estação das Artes com obras das artistas Aléxia Ferreira e Amanda Nunes. / Foto: Sal Filmes.

Festival Afrocearensidades dá continuidade a uma rica programação com o intuito de  fortalecer o Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará. Chegando à sua quarta semana de atividades, de quarta-feira (22) a domingo (26), destacam-se encontros e ações que promovem o debate sobre a luta antirracista, o letramento racial, resgate ancestral e o direito às boas memórias. 

Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense. 


Confira algumas das ações que ocorrem a partir desta quarta-feira (22) até domingo (26):


O Museu da Imagem e do Som (Mis) em Fortaleza lançou neste mês de novembro a exposição sobre ancestralidade negro-brasileira, Mostra “Escureci”. Com obras de diversos artistas negros do Ceará, a mostra é norteada pela frase: “O ponto de encontro entre o presente e o futuro é o passado ancestral”. As obras expostas foram produzidas por diversos artistas negros cearenses, sendo eles: arth3mis, Tamires Ferreira, Otávio Rodrigues (Criativoso), Berin,  Amanda Nunes (Crimes Passionais), Flávia Almeida, Um Favela (Ícaro e Adrian), Coletiva Negrada, Felipe Helói, Robson Marques, Nycolas Di, Brooks, Bia Souza (Fotógrafa Marginal) e Alexia Ferreira (Colagem Negra). A exposição é aberta à visitação de quarta-feira a domingo nos horários de funcionamento do Museu, até 4 de dezembro.


Em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro realiza cineclube nesta quarta-feira (22), às 16h, seguido de roda de conversa “Negritude: Perspectivas de Diálogo da Luta Antirracista”, mediado por Karla Leanne e Neto Camorim, na Escola Liceu Alfredo Almeida Machado. Às 19h, a Casa de Antônio Conselheiro traz, ainda, a roda de conversa sobre “Literatura negra no Ceará”, com Samuel Maciel, Bruno Paulino, Kinaya e mediação de Alan Avelino. A programação segue com ações contínuas e fecha com o show musical de Artur Araújo, às 21h, com entrada livre e gratuita. 


Em Fortaleza, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará recebe a artista Mallu Viturino, nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, no programa “Repare na letra”, que promove um encontro dando destaque à palavra cantada ou recitada. Mallu traz pocket show tocando os singles Mar de somTudo Novo e Areia, acompanhada por Claudio Mendes, produtor musical, compositor e arranjador. Mallu Viturino é cantora, compositora, musicista, com três EP’s e um disco em andamento. Por meio de seu trabalho, busca levar o sentimento de resgate ancestral e merecimento de boas memórias.


Na quinta-feira (23) a programação conta com Abertura da Mostra Altar, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, às 18h, no hall de entrada da Estação das Artes (Fortaleza). A Mostra reúne obras digitais das artistas visuais Aléxia Ferreira e Amanda Nunes que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina, exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.    


Também acontece nesta quinta-feira (23), na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece), às 18h, o Lançamento do "Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas", obra pioneira em trazer especialistas brasileiros e latino-americanos pertencentes aos grupos mais histórica e socialmente discriminados (negros, mulheres, indígenas, judeus) abordando a discriminação, os racismos e as relações étnicas em nosso país, por meio de 53 verbetes. O evento terá cerimonial de Yasmin Djalo, seguida da roda de conversa "Conversando sobre identidade racial", com a professora e diretora de Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) (ABPN), Vera Rodrigues; o professor doutor e Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos (LEAFRO/ UFPE), Marco Bonfim; e a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira. 


A partir das 19h, o Dragão do Mar traz (em Fortaleza), ainda nesta quinta-feira (23), uma instigante sequência de apresentações musicais no Anfiteatro Sérgio Motta. A DJ Lolost abre a noite com a discotecagem de uma playlist dançante. Na sequência, o rapper, poeta, cantor e compositor cearense 6utto traz "o baile de favela" e a "vibe do trap", transitando entre o Rap e seus subgêneros e o funk, com melodias e rimas avançadas. Depois, a rapper paraense Nic Dias sobe ao palco mostrando toda a potência do Rap Amazônico com suas letras de combate ao racismo e ao patriarcado. Finalizando a noite, o baiano Vandal apresenta "Puxutriuh", projeto que combina gêneros como o drill, grime e pagodão baiano.


Bailarinos contam  itãns (lendas africanas) por meio da dança, no “Rolê da Bece” nesta sexta-feira (24), às 10h, na cidade de Redenção. O espetáculo "Batuque do Omõrisá - O canto dos afoxés Ceará” com Afoxé Omôrisá Odé, ocorre na Unilab (Campus das Auroras), em parceria com o Sesc. Composto de batuqueiros e bailarinos, o espetáculo é feito com técnica e amor, por pessoas de terreiro e da dança, e visa desmistificar a imagem dos Orixás e combater a intolerância religiosa. 


sábado (25) traz muita música no Museu da Imagem e do Som do Ceará, que recebe o Festival Black Block Party, com a festa Boom Boom Black e a Feira Negra. A programação acontece das 16h às 19h30, na Praça do MIS. 


Na manhã de domingo (26) a diversão é garantida para a criançada na Pinacoteca do Ceará (em Fortaleza), no Ateliê Criança Cria, com Colagens do Bandeira. A ação é indicada para crianças a partir de 5 anos e requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável. A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis 


Serviço


QUARTA (22) A DOMINGO (26)

Exposição “Escureci”

Aberta à visitação até 4 de dezembro. 

Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30. 

Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30. 

Museu da Imagem e do Som (Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles)

Gratuito. Livre.


22 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA, 16h

Cineclube IPHANAQ seguido de roda de conversa sobre “Negritude: Perspectivas de Diálogo na Luta Antirracista”. 

Mediação de Karla Leanne e Neto Camorim

Na EEM Liceu Alfredo Almeida Machado (Quixeramobim)

Gratuito. Livre.


22 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA, 19h

Roda de conversa “A literatura negra no Ceará”

com Samuel Maciel, Bruno Paulino, Kinaya. Mediação: Alan Avelino.

Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)

Gratuito. Livre.


22 DE NOVEMBRO - QUARTA-FEIRA, 19h

“Repare na letra” com Mallu Viturino

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza-CE)

Gratuito. Livre.


23 DE NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA, 18h

Abertura da “Mostra Altar”, das artistas Aléxia Ferreira e Amanda Nunes

Hall da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro,  Fortaleza-CE)

Gratuito. Livre.


23 DE NOVEMBRO - QUINTA-FEIRA, 18h

Lançamento do "Dicionário das Relações Étnico-raciais Contemporâneas" + Roda de conversa "Conversando sobre identidade racial"
Com Vera Rodrigues, Marco Bonfim  e Zelma Madeira 

Cerimonial: Yasmin Djalo

Biblioteca Estadual do Ceará (Sala  Multiuso 3 e hall) 
Gratuito. Livre.


23 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA), 19h

Show musical DJ Lolost, 6utto, Nic Dias (PA) e Vandal (BA)

Centro Dragão do Mar (Anfiteatro Sérgio Motta)

Gratuito. Sujeito à lotação do espaço.
Classificação: 16 anos. 


24 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA, 10h

Rolê da Bece -  “Batuque do Omõrisá - O canto dos afoxés Ceará” com Afoxé Omôrisá Odé”

Unilab (Campus das Auroras - Rua José Franco de Oliveira, s/n, Redenção-Ce)

Gratuito. Livre.


24 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA, 21h

Show musical, com Artur Araújo

Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)

Gratuito. Livre.


25 DE NOVEMBRO - SÁBADO, 15h as 19h30 

BLACK BLOCK PARTY - Baile BOOM BOOM BLACK e Feira Negra                                                                                                                                                                                                                                               

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (Praça do MIS)

Gratuito. Livre.


26 DE NOVEMBRO - DOMINGO, 10h às 11h | 15 às 16h

Ateliê Criança Cria: Colagens do Bandeira

Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita

Ateliê 1 - Pinacoteca do Ceará 

Gratuito. Para crianças a partir de 5 anos


Confira mais ações na programação completaMais informações:

ASCOM Secult Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.