Pular para o conteúdo principal

Comitê da Petrobras dá aval a indicação de Magda Chambriard Indicação de engenheira foi feita pelo Ministério de Minas e Energia

  Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (22) a indicação de Magda Chambriard para a presidência da estatal, em substituição a Jean Paul Prates. O comitê entendeu que a engenheira cumpre os requisitos para assumir os cargos de conselheira de administração e de presidente.   "O Comitê de Elegibilidade (Celeg) considerou que a indicação de Magda Chambriard preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável e está apta para ser apreciada pelo Conselho de Administração, sendo, portanto, elegível para os dois cargos", diz nota da empresa.    A reunião do conselho está marcada para esta sexta-feira (24).   A nota diz ainda que “como já informado ao mercado, uma vez nomeada, Magda Chambriard servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas com esta finalidade”. O Ministério de Minas e Energia (MME)

Comitiva da UFC visita embarcação autônoma Energy Observer, primeiro navio movido a energias renováveis e hidrogênio verde do mundo

 Um grupo de estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará realizou, no último sábado (18), visitação acadêmica ao Energy Observer, primeiro navio autônomo movido pela combinação de energias renováveis e hidrogênio verde do mundo, de propriedade da multinacional francesa Qair. A embarcação ancorou no final de semana no Marina Park, em parada única no Brasil, quando esteve aberto a visitas de instituições de ensino e empresas. Fortaleza foi escolhida por sediar a subsidiária da Qair no País.

Imagem: Vista frontal do catamarã Energy Observer, navio autônomo em energia da multinacional francesa Qair. (Foto: George Lucas/ FIEC)
Ancorado até dia 24 no Marina Park, o catamarã Energy Observer, navio autônomo em energia da multinacional francesa Qair, recebeu visitas de instituições acadêmicas durante o final de semana (Foto: George Lucas/ FIEC)

No total, foram disponibilizadas 48 vagas para a UFC na visita, 24 das quais para a comunidade acadêmica em geral e 24 especificamente para o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), devido à expertise da unidade acadêmica em oceanografia e ciências marinhas. Além das duas turmas da Universidade, foram convidados também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Durante a semana, escolas de ensino fundamental e médio também serão contempladas com agendamentos.

Segundo a vice-reitora Diana Azevedo, que participou da programação, a atividade foi um exemplo real da integração dos conceitos de energias renováveis às iniciativas de mobilidade. “A importância dessa visita ao Energy Observer é que se trata de uma aproximação com o objetivo de letramento da sociedade sobre esses temas, tanto que as universidades e escolas participantes se comprometeram a realizar em suas instituições, nos próximos meses, atividades dentro das suas expertises sobre os conceitos compartilhados na visitação”, relatou a gestora.

A diretora do LABOMAR, Lidriana Pinheiro, conta que a Universidade foi procurada pela Qair para ser uma das prestigiadas com a ação de divulgação científica. “Essa visita consistiu em uma ação de conscientização sobre transição energética, na qual alunos e pesquisadores receberam informações sobre o funcionamento de embarcações movidas a hidrogênio verde. Para os estudantes, foi uma oportunidade de ver pessoalmente um navio inteiramente movido por essas energias limpas. O LABOMAR recebeu o convite em função da nossa dedicação a esses temas e também por estarmos na Década das Nações Unidas de Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como ‘Década dos Oceanos’”, explica a diretora.

Imagem: Grupo de 13 pessoas, dentre elas a vice-reitora Diana Azevedo, posa no ancoradouro durante visita ao navio Energy Observer. (Foto: Divulgação)
A UFC realizou a visita ao Energy Observer em duas turmas, sendo uma delas exclusivamente reservada ao LABOMAR; vice-reitora Diana Azevedo (terceira, da dir. para a esq.) participou da programação (Foto: Divulgação)

Em declaração à imprensa local na chegada do equipamento, Emmanuel Lenain, Embaixador da França no Brasil, disse que o catamarã Energy Observer demonstra a extensão do know-how francês em tecnologias limpas e inovadoras. “Com o Brasil sediando a COP-30 em 2025, e a França a próxima Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, nossos dois países estão afirmando suas ambições de proteger o meio ambiente. Essa questão é central para o relançamento da cooperação entre a França e o Brasil”, afirmou.

navio, lançado em abril de 2017, é o primeiro do mundo a possuir autonomia de energia, graças a uma combinação de energias renováveis (energia eólica, solar fotovoltaica e hidrelétrica) e H2V, produzido a bordo do próprio equipamento. Trata-se de um laboratório flutuante com a finalidade de educação e pesquisa em transição energética, que atualmente realiza uma expedição de sete anos ao redor do globo.

De acordo com a Qair, patrocinadora oficial da “odisseia” do Energy Observer que ainda perdura até o ano que vem, além das fontes de energias mencionadas, o navio possui um sistema de alimentação que inclui dois tipos de armazenamento de energia (baterias de íons de lítio para o curto prazo e tanques de hidrogênio para o longo prazo). O hidrogênio utilizado é produzido via eletrólise a partir da própria água do mar.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) - e-mail: labomar@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.