Um romance, a redação de escola, uma poesia, uma carta de amor, um aviso simples deixado na porta da geladeira. Estariam todos esses textos ameaçados pelas ferramentas de inteligência artificial (IA)? Na avaliação do escritor Sérgio Rodrigues, jornalista e romancista, a perda da prática pode resultar em um retrocesso imensurável para a sociedade. No seu mais recente livro, “ Escrever é humano: como dar vida à sua escrita em tempo de robôs ”, o autor defende a necessidade de atenção e estímulo à prática. Rodrigues, que lança a obra em Brasília na próxima quinta-feira (18), defende que os robôs não conseguem se igualar às características humanas, embora haja o perigoso aprimoramento permanente das tecnologias generativas. Ele diz que a IA ameaça atividades profissionais, mas o alerta está também em outra esfera de atenção. “Mais do que pelo mercado de trabalho, eu temo um retrocesso civilizatório e intelectual”. Abaixo, confira entrevista com o escritor....
Cortesia com chapéu alheio - Mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas transexuais e travestis é realizado pela Estácio Ceará em Parceria com a OAB-CE neste domingo (03)
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Ceará (NPJ), em parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB-CE, promoverá neste domingo (03) um mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas transexuais e travestis. A ação é gratuita e ocorrerá das 9h às 12h no auditório da reitoria da UFC, situado na Avenida da Universidade, 2853, no bairro Benfica.
As atividades do mutirão compreendem atendimento e orientação jurídica gratuita sobre o procedimento de retificação de nome e gênero, análise dos documentos pessoais, cadastro das pessoas atendidas por meio de ficha cadastral, emissão das certidões judiciais, distribuição de cartilha informativa digital via código QR e encaminhamento à Defensoria Pública para elaboração do processo. Para participar, é necessário que os específicos contenham cópias de RG, CPF, título eleitoral, comprovante de endereço e certidão de nascimento ou casamento atualizado.
"Nossa participação consistirá em receber os pedidos de retificação e, por meio de nossa parceria com a Defensoria Pública, formular as petições e encaminhá-las para o protocolo e envio judicial”, explica a advogada e coordenadora do NPJ da Estácio Ceará, Janaina Sena.
O evento integra o Corredor Cultural Benfica, uma iniciativa da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Ministério da Cultura (Governo Federal), chegando à sua quinta edição em 2023.
SERVIÇO:
Mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas transexuais e travestis é realizado pela Estácio Ceará em Parceria com a OAB-CE neste domingo (03)
Data: 03 de dezembro (domingo)
Horário: 09h às 12h
Local: Auditório da reitoria da UFC, situado na Avenida da Universidade, 2853, no bairro Benfica.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.