Dia 3/11,Fortaleza recebe imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal, ao Santuário do Crato 30/10/2026 08:47 A imagem percorrerá cidades do Ceará antes de chegar definitivamente ao Cariri, onde será entronizada na Capelinha das Aparições. Em Fortaleza, a programação acontece nos dias 3 e 4 de novembro, com momentos abertos à participação dos fiéis. Foto da imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima. Foto: Diocese do Crato. Fortaleza será a porta de entrada no Brasil de uma imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima, doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Crato. A chegada está prevista para o dia 3 de novembro, dando início a uma peregrinação por diferentes cidades cearenses até sua instalação definitiva no Cariri. A doação representa um importante gesto de comunhão entre os dois santuários. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Crato foi reconhecido ...
Liga do Pulmão do Departamento de Fisioterapia da UFC realiza avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes nesta terça-feira (14)
A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará promoverá, nesta terça-feira (14), uma ação de sensibilização sobre a saúde pulmonar. Na ocasião, integrantes do projeto realizarão avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes sem diagnóstico de doença respiratória. A atividade ocorrerá das 8h às 17h no Pátio das Mangueiras da Faculdade de Medicina, localizado no Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).
A expectativa é de que os integrantes da Liga avaliem 100 pessoas e forneçam a elas informações sobre saúde pulmonar. A ação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição, mas com um número limitado de fichas de atendimento que serão distribuídas no decorrer da manhã e da tarde.
Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria(Imagem: divulgação)
Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria (prova de função pulmonar que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões). Os participantes também poderão ser encaminhados para grupos de controle do tabagismo ou programas de reabilitação pulmonar.
A ação ocorrerá em alusão ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como parte da campanha global Healthy Lungs for Life, e será financiada com recursos da European Lung Foundation.
SAIBA MAIS – O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um evento anual celebrado toda terceira quarta-feira do mês de novembro para sensibilizar a população sobre a enfermidade. Neste ano, devido ao feriado do dia 15, a ação será realizada na terça-feira (14). A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, cujos sintomas incluem falta de ar ao realizar esforço, pigarro, tosse crônica e tosse com secreção.
A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) é um projeto de extensão da UFC que fornece um programa de reabilitação pulmonar gratuito para pacientes adultos com doenças respiratórias crônicas, como a DPOC e a asma. O programa é baseado em um protocolo de oito semanas de treinamento físico, envolvendo exercícios respiratórios, aeróbicos e resistidos, supervisionados por fisioterapeutas e por estudantes de Fisioterapia.
Para participar do programa, é necessário possuir idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico médico de alguma doença respiratória crônica, e sintomas que limitem a realização de atividades diárias; além disso, o interessado deve ter capacidade de caminhar sozinho e de realizar exercícios físicos. As pessoas que preenchem esses requisitos e possuem comprovação médica da doença respiratória podem entrar em contato com a Liga pelo whatsapp (85) 3366 8643 ou pela página do Instagram @ligadopulmaofisioufc (https://www.instagram.com/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.