Pular para o conteúdo principal

Dez cidades mais violentas do país estão no Nordeste, aponta estudo Presença de grupos criminosos explica alto índice de mortes violentas

  As dez cidades mais violentas do Brasil estão na região Nordeste, apontam os dados do 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública , divulgado nesta quinta-feira (23). O relatório produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública reúne os principais dados sobre as ocorrências criminais registradas no país em de 2025.  A lista reúne as cidades com as maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) a cada 100 mil habitantes. A Bahia possui cinco cidades no ranking e o Ceará, três. Pernambuco e Paraíba contam com um município na lista, cada. A categoria MVI inclui homicídio doloso, feminicídio, roubo seguidos de morte (latrocínio), lesão corporal seguida de morte, morte decorrente de intervenções policiais e morte de policiais em serviço e fora do horário de trabalho.   Confira a lista das 10 cidades com maior número de mortes violentas Maranguape (CE) - (100,3) Eunápolis (BA) - (85,1) Maracanaú (CE) - (80,7) Porto Seguro (BA) - (71,2) Simões Filho (BA) - (58,...

Liga do Pulmão do Departamento de Fisioterapia da UFC realiza avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes nesta terça-feira (14)

 


A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará promoverá, nesta terça-feira (14), uma ação de sensibilização sobre a saúde pulmonar. Na ocasião, integrantes do projeto realizarão avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes sem diagnóstico de doença respiratória. A atividade ocorrerá das 8h às 17h no Pátio das Mangueiras da Faculdade de Medicina, localizado no Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

A expectativa é de que os integrantes da Liga avaliem 100 pessoas e forneçam a elas informações sobre saúde pulmonar. A ação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição, mas com um número limitado de fichas de atendimento que serão distribuídas no decorrer da manhã e da tarde.

Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria(Imagem: divulgação)

Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria (prova de função pulmonar que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões). Os participantes também poderão ser encaminhados para grupos de controle do tabagismo ou programas de reabilitação pulmonar.

A ação ocorrerá em alusão ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como parte da campanha global Healthy Lungs for Life, e será financiada com recursos da European Lung Foundation.

SAIBA MAIS – O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um evento anual celebrado toda terceira quarta-feira do mês de novembro para sensibilizar a população sobre a enfermidade. Neste ano, devido ao feriado do dia 15, a ação será realizada na terça-feira (14). A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, cujos sintomas incluem falta de ar ao realizar esforço, pigarro, tosse crônica e tosse com secreção.

A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) é um projeto de extensão da UFC que fornece um programa de reabilitação pulmonar gratuito para pacientes adultos com doenças respiratórias crônicas, como a DPOC e a asma. O programa é baseado em um protocolo de oito semanas de treinamento físico, envolvendo exercícios respiratórios, aeróbicos e resistidos, supervisionados por fisioterapeutas e por estudantes de Fisioterapia.

Para participar do programa, é necessário possuir idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico médico de alguma doença respiratória crônica, e sintomas que limitem a realização de atividades diárias; além disso, o interessado deve ter capacidade de caminhar sozinho e de realizar exercícios físicos. As pessoas que preenchem esses requisitos e possuem comprovação médica da doença respiratória podem entrar em contato com a Liga pelo whatsapp (85) 3366 8643 ou pela página do Instagram @ligadopulmaofisioufc (https://www.instagram.com/ligadopulmaofisioufc/).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...