O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu recurso do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e revogou a prisão domiciliar concedida a uma mulher com filhos menores de 12 anos, acusada de tráfico de drogas. Na decisão, proferida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1586534 , o relator restabeleceu o entendimento do Tribunal de Justiça local (TJ-SP), que havia mantido a prisão preventiva diante das circunstâncias do caso. A mulher foi presa preventivamente acusada dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após o pedido de habeas corpus ter sido negado pelo TJ-SP, a defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que substituiu a prisão preventiva pela domiciliar, com monitoração eletrônica. A decisão se baseou em regra do Código de Processo Penal (CPP) que autoriza a conversão para mulheres com filho de até 12 anos. Medida não é auto...
Liga do Pulmão do Departamento de Fisioterapia da UFC realiza avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes nesta terça-feira (14)
A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará promoverá, nesta terça-feira (14), uma ação de sensibilização sobre a saúde pulmonar. Na ocasião, integrantes do projeto realizarão avaliação pulmonar gratuita em fumantes e ex-fumantes sem diagnóstico de doença respiratória. A atividade ocorrerá das 8h às 17h no Pátio das Mangueiras da Faculdade de Medicina, localizado no Campus do Porangabuçu (rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).
A expectativa é de que os integrantes da Liga avaliem 100 pessoas e forneçam a elas informações sobre saúde pulmonar. A ação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição, mas com um número limitado de fichas de atendimento que serão distribuídas no decorrer da manhã e da tarde.
Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria(Imagem: divulgação)
Na oportunidade, fumantes ativos e ex-fumantes serão avaliados por meio de questionários específicos e testes de função física e exames de espirometria (prova de função pulmonar que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões). Os participantes também poderão ser encaminhados para grupos de controle do tabagismo ou programas de reabilitação pulmonar.
A ação ocorrerá em alusão ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), como parte da campanha global Healthy Lungs for Life, e será financiada com recursos da European Lung Foundation.
SAIBA MAIS – O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um evento anual celebrado toda terceira quarta-feira do mês de novembro para sensibilizar a população sobre a enfermidade. Neste ano, devido ao feriado do dia 15, a ação será realizada na terça-feira (14). A DPOC é uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. O tabagismo é o principal fator de risco para a doença, cujos sintomas incluem falta de ar ao realizar esforço, pigarro, tosse crônica e tosse com secreção.
A Liga do Pulmão da Fisioterapia (LPF) é um projeto de extensão da UFC que fornece um programa de reabilitação pulmonar gratuito para pacientes adultos com doenças respiratórias crônicas, como a DPOC e a asma. O programa é baseado em um protocolo de oito semanas de treinamento físico, envolvendo exercícios respiratórios, aeróbicos e resistidos, supervisionados por fisioterapeutas e por estudantes de Fisioterapia.
Para participar do programa, é necessário possuir idade igual ou superior a 18 anos, diagnóstico médico de alguma doença respiratória crônica, e sintomas que limitem a realização de atividades diárias; além disso, o interessado deve ter capacidade de caminhar sozinho e de realizar exercícios físicos. As pessoas que preenchem esses requisitos e possuem comprovação médica da doença respiratória podem entrar em contato com a Liga pelo whatsapp (85) 3366 8643 ou pela página do Instagram @ligadopulmaofisioufc (https://www.instagram.com/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.