Pular para o conteúdo principal

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França Foram 52 milhões de hectares entre os anos de 1985 e 2024

  A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...

Ceará recebe 34 viaturas do Governo Federal para forças de segurança do Estado e municipais

 

Governador Elmano de Freitas representou os governadores em cerimônia no Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entregou, nesta quinta-feira (21), 34 novas viaturas para reforçar a segurança pública no Ceará, sendo 12 para o Governo do Estado e 22 para as guardas civis municipais de cinco cidades. A entrega simbólica das chaves foi feita ao governador do Ceará, Elmano de Freitas, escolhido para representar os governadores de todos os estados contemplados, durante solenidade na sede do MJSP, comandada pelo ministro Flávio Dino.

No total, a União destinou 700 viaturas para estados e municípios pelo Plano de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Dessas, 500 foram entregues hoje e as outras 200 serão em janeiro próximo. As 34 destinadas ao Ceará estão assim divididas: seis para a Polícia Militar; seis para a Polícia Civil; Fortaleza (nove), Crato (quatro), Sobral (quatro), Caucaia (três) e Pacatuba (duas). Elmano de Freitas agradeceu e enalteceu a parceria do Governo Federal com os estados no combate à violência. “É muito importante esse reforço ao trabalho policial, articulado com as guardas municipais”, afirmou.

O ministro Flávio Dino elogiou o trabalho desenvolvido no estado na área da segurança pública. “O Ceará é o estado que tem se esforçado, a exemplo dos demais, para debelar ciclos de estruturação do crime organizado”, afirmou. Dirigindo agradecimentos a todos os governadores, prefeitos e representantes das forças de segurança, o ministro afirmou ainda que o Governo Federal está chegando a 1500 viaturas entregues a estados e municípios, e que a meta é fechar o ano com o incremento de, aproximadamente, 2 mil novas viaturas para estados e polícias Federal e Rodoviária Federal.

Flávio Dino também destacou a instituição da Lista de Procurados do Sistema Único da Segurança Pública, que visa a prisão dos principais chefes de facção no país. Segundo ele, cada Estado poderá incluir até oito de seus principais procurados, com arbitramento de recompensas que vão variar de R$ 30 mil a R$ 100 mil. “Nós acreditamos que isso é uma medida importante para dinamizar esse instrumento de eficiência da polícia”, pontuou.

Presente ao evento, a primeira dama Janja Lula da Silva destacou e elogiou a atuação da administração estadual cearense no combate à violência contra as mulheres, especialmente, no tocante à Patrulha Maria da Penha. “Obrigada por isso, obrigada governador Elmano, nós mulheres precisamos mesmo de instrumentos que nos protejam e as mulheres contam com a proteção da Polícia Militar”, afirmou.

Outros investimentos

Este ano, o Governo do Ceará apresentou outros investimentos para as instituições da Segurança Pública, como a entrega de 66 veículos para PMCE, dez para o Corpo de Bombeiros Militar, 16 viaturas em parceria com o Governo Federal para o enfrentamento à violência contra a mulher, entrega do primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros Militar especializado em combate a incêndio florestal, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.