Pular para o conteúdo principal

Suspeito de envolvimento na morte de entregador de aplicativo em Caucaia é preso pela PCCE

  Em diligências ininterruptas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (27), um homem, de 19 anos, suspeito de um crime de homicídio em que vitimou um entregador por aplicativo. O crime ocorreu no município de Caucaia (AIS 11) do Ceará. Já o suspeito foi capturado no bairro Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. Uma arma de fogo artesanal e as roupas utilizadas na ação criminosa também foram apreendidas. As diligências iniciaram logo que os policiais civis lotados na Delegacia Metropolitana de Caucaia tomaram conhecimento do crime. Segundo informações policiais, o suspeito abordou a vítima, um homem de 19 anos, no momento em que realizava uma entrega, em Caucaia. Na ocasião, o suspeito atirou contra o entregador e fugiu na motocicleta dele. A vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. O crime foi registrado na noite desse domingo (26), no bairro Guajiru, em Caucaia. Após a captura, o suspeito, que já poss

CONSUNI aprova instalação de Estatuinte e títulos honoríficos ao ex-reitor Jesualdo Farias, ao presidente Lula e à educadora Ruth Cavalcante

 Em reunião que ficará para a história, o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na manhã desta sexta-feira (15), a instalação da Estatuinte da Universidade. Trata-se de uma revisão e atualização do atual Estatuto da UFC. Na ocasião, também foi apresentada a campanha para a celebração dos 70 anos da Universidade e foram aprovados os títulos de professor emérito ao ex-reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e de doutores honoris causa à educadora Ruth Cavalcante e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aprovada por aclamação, a Estatuinte será organizada por comissão composta por 16 membros, formada de modo paritário por estudantes, docentes e técnico-administrativos, além de membros da sociedade civil organizada, entidades representativas de classe e servidores indicados pela administração superior da UFC. A comissão terá o objetivo de promover ações de mobilização para as discussões e para a elaboração das propostas de alteração do Estatuto da UFC, a serem apresentadas para o CONSUNI.

Imagem: reunião do CONSUNI
Última reunião do CONSUNI em 2023 aprovou, entre outras pautas, a realização de um processo de revisão e atualização do Estatuto da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)

“A aprovação do atual estatuto da UFC ocorreu em dezembro de 1998. Desde então, modificações específicas têm sido implementadas por meio de provimentos aprovados pelo CONSUNI. Em 25 anos, houve mudanças significativas na sociedade brasileira, em especial na educação, a exemplo das políticas de acesso e permanência à universidade que possibilitaram que pessoas empobrecidas pudessem ocupar os bancos das universidades”, defendeu o reitor Custódio Almeida.

Na ocasião, o reitor ainda anunciou que o próprio Conselho Universitário deverá passar por mudanças para torná-lo mais democrático. Assim, em fevereiro de 2024, será apresentada ao CONSUNI a proposta de criação de mais três vagas para servidores técnico-administrativos no Conselho, passando dos atuais três para seis assentos.

As discussões sobre o Estatuto da UFC serão realizadas ao longo de 2024, ano em que a UFC completará sete décadas de criação. E foi na reunião desta sexta-feira (15), véspera do aniversário de 69 anos de criação da Universidade, que foram apresentadas as principais ações rumo aos 70 anos da UFC.

Imagem: Logomarca da campanha Rumo aos 70 Anos
Durante a reunião, foi apresentada a campanha promocional dos 70 anos da UFC (Imagem: Design/UFC Informa)

O secretário-adjunto de Comunicação e Marketing da UFC, Norton Falcão, mostrou aos presentes a campanha promocional dos 70 anos da Universidade. “A nossa ideia é trabalhar com a questão de memórias, do passado, o que foi feito; refletir o que a gente está fazendo hoje, que é o presente; e pensar no futuro através dos sonhos”, apresentou.

“70 anos da UFC significam acender as luzes, no sentido de acender as luzes da razão, daquilo que a gente faz aqui, que a gente produz aqui para a sociedade cearense, nordestina, brasileira, do mundo todo no sentido que a gente está conectado pela Internet”, comentou o reitor.

TÍTULOS HONORÍFICOS – Ainda como pauta da reunião, foi aprovada, por aclamação, a concessão de títulos honoríficos a professores e personalidades importantes que orgulham a UFC, como destacou o reitor Custódio Almeida:

No voto em defesa da concessão do título de professor emérito ao ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, a vice-reitora, Profª Diana Azevedo, apresentou a trajetória do homenageado e sua contribuição para a Universidade. “Em 2008, após consulta à comunidade acadêmica, foi eleito reitor da UFC e durante sua gestão houve uma forte expansão do ensino superior no Estado do Ceará. No período de 2008 a 2014 foram implantados 45 novos cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado. Em 2013, o campus avançado do Cariri, há época com 11 cursos de graduação, desmembrou-se da UFC e foi então criada a Universidade Federal do Cariri. Os campi de Sobral e Quixadá foram igualmente consolidados e ainda foram criados dois novos campi nas cidades de Russas e Crateús”, lembrou.

Em seguida, a pró-reitora de Extensão, Profª Bernadete Porto, leu o parecer sobre a indicação do título de doutora honoris causa à educadora Ruth Cavalcante. A docente ressaltou que, desde 1959, apenas três mulheres foram agraciadas com título pela UFC: Rachel de Queiroz (1981), Ana Miranda (2015) e Mary Flowers (2022). “Essa é a primeira vez que uma representante da educação popular, da alfabetização de adultos, é indicada”, ressaltou.

Psicopedagoga, Ruth Cavalcante foi a primeira cearense presa na ditadura militar, criou a Escola de Biodança do Ceará, desenvolveu intenso trabalho de professora- locutora de cursos de alfabetização transmitidos por rádios cearenses e é autora de dezenas de artigos publicados em revistas pedagógico-científicas nacionais e internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.