Uma época mágica, colorida e cheia de vida. Os enfeites natalinos deixam os espaços encantadores e mais atrativos. Em Pereiro, no Ceará, cada adereço foi elaborado usando materiais recicláveis. Ao longo do ano, a Secretaria da Assistência Social faz mobilização com as escolas e a população em geral, para reunir o maior número de plásticos (garrafas pets) e preparar toda ornamentação.
A ideia é que, ao invés de serem despejados, os materiais sejam reunidos e levados para criação e transformação. Dessa forma, as peças, que seriam lixo, ganham formas de objetos decorativos da cidade e tornam o ambiente agradável e bonito. Além da importante preocupação ambiental, a prefeitura demonstra cuidado com a destinação correta dos resíduos sólidos.
Para tornar a iniciativa possível, uma equipe da Assistência Social passa meses preparando os artigos em dois galpões, onde ficam as peças. São montados vários artigos, desde o tradicional papai Noel gigante, a árvores natalinas, guirlandas, dentre outros itens. O resultado já pode ser visto nas praças e chama a atenção de quem passa por esses locais. Anna Tharita, psicóloga do município, ressalta que a ação além de surpreendente, é sustentável - passa uma mensagem de cuidado com a natureza.
A secretária de assistência social do município, Regina Célia Aquino, explica que, reunir os materiais e depois transformá-los em ornamentação é tarefa árdua, mas gratificante. "Ainda mais quando se consegue despertar nos alunos e na população em geral, a consciência ambiental e, por fim, ainda embelezar a cidade", reforça Regina.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.