Pular para o conteúdo principal

Sessão solene na Alece homenageia 25 anos do Instituto Centec

  Os 25 anos de fundação do Instituto Centec serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento será realizado nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no Plenário 13 de Maio. A sessão solene foi proposta por requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), subscrito pelos deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT). A criação do Instituto Centec em 1999 é fruto do incentivo do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que percebeu os frutos do extenso programa de educação tecnológica iniciado em 1995 com os Centros de Ensino Tecnológicos (Centecs) e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A sessão solene contará com homenagens aos fundadores da instituição e ao ex-deputado federal e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Ariosto Holanda, responsável pela implementação dos projetos dos CVTs e dos Centecs no Ceará. Ao longo de sua história, o Instituto Centec foi responsável por fo

Governo do Ceará firma protocolo de intenções com UFC e União para futuras instalações do Campus Iracema

 

UFC deve aproveitar terreno e estrutura do Acquario para sediar Labomar e novos cursos

Governo do Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) assinaram, nesta sexta-feira (29), protocolos de intenções para destinação da estrutura do Acquario do Ceará às futuras instalações do Campus Iracema. O protocolo de intenções assinado com entre UFC e SPU prevê a cessão do terreno do Acquario, enquanto que a cooperação com o Governo do Ceará dará início à doação das benfeitorias já realizadas no local, que abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).

As assinaturas ocorreram durante evento no Palácio da Abolição, que reuniu o governador Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; o reitor da UFC, Custódio Almeida; a vice-governadora Jade Romero; a senadora Augusta Brito; e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; entre outras autoridades, além de lideranças do Poço da Draga, e representantes da comunidade universitária e de setores da arte e cultura.

“Estamos dando um destino histórico para a cidade de Fortaleza. Um destino absolutamente conectado ao interesse público do povo do Ceará”, afirmou Elmano. “A UFC vai colaborar com a ciência, com a cultura, com o turismo e com o empreendedorismo de Fortaleza”, completou.

Camilo Santana definiu o futuro Campus Iracema como ” um belíssimo projeto, que vai trazer de volta um grande espaço da cidade para o povo de Fortaleza”. Ele chamou atenção para a integração, no local, de vários equipamentos. Será “um encontro de educação, de ciência, de arte e de pesquisa, onde vamos integrar vários equipamentos e, o que é mais a importante: integrando esse projeto com a comunidade”.

Ao agradecer a parceria com o governador e com o reitor da UFC, Camilo assegurou total apoio do governo federal ao projeto, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Campus Iracema

Ao fazer uma explanação sobre o projeto, o reitor Custódio Almeida afirmou que o objetivo é ter um local que contemple equipamentos voltados para o “turismo científico, cultural e tecnológico” na Praia de Iracema. Atualmente, o Labomar abriga os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, e vários laboratórios, que atendem às atividades de pesquisa, extensão e ensino. Com a transferência para o futuro Campus Iracema, pelo menos duas novas graduações estão previstas: Turismo Ecológico e Meteorologia.

Segundo Almeida, o Centro Tecnológico de Ciências Naturais vai promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre ecossistemas do Ceará; visualizações de ecossistemas marinhos de várias partes do mundo, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia.

O projeto também deverá contemplar um aquário virtual gamificado e fotorrealista, com animais marinhos com comportamentos dinâmicos, controlados por Inteligência Artificial, capazes de interagir entre si e reagir ao público. A intenção é que o Centro tenha também sala de cinema e um anfiteatro para palestras e cursos. O novo equipamento, além de atender às necessidades educacionais, culturais e científicas, contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo e da economia local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.