A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...
De acordo com o novo boletim de balneabilidade emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado, nesta sexta-feira (08), 23 trechos do litoral de Fortaleza estão próprios para banho. O boletim compreende o período entre 04 a 10 de dezembro.
No setor Leste, 12 trechos estão adequados para banho, com destaque para a Praia do Futuro que apresenta todos os dez trechos próprios, começando na Praia do Caça e Pesca, na altura da rua Germiniano Jurema até na altura da rua Ismael Pordeus.Também estão próprias as praias da Abreulândia, na altura da rua Teófilo Ramos, e da Sabiaguaba, na altura da rua Sabiaguaba.
O setor Centro apresenta seis trechos adequados, como na altura da Av. Desembargador Moreira, próximo à Feirinha da Beira Mar, até a praia dos Crush, próximo ao Centro Cultural Belchior.
No setor Oeste, cinco trechos de praia estão próprios para banho, que vão desde a Praia da Leste Oeste, próxima à Igreja de Santa Edwiges, até a Praia da Colônia, indo até o final da Avenida Pasteur, próximo à Estação Elevatória Arpoador da Cagece. Por fim, a Praia da Barra do Ceará, localizada na altura da rua Rita das Goiabeiras, também está adequada para banhistas.
O boletim foi elaborado pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace. Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000. O documento está disponível no site e no aplicativo da autarquia.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.