A Cúpula dos Povos foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) com discursos criticando a ausência de maior participação popular na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e em defesa da Palestina. Para as organizações e movimentos, países e tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. O evento reúne cerca de 1,3 mil movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo e se estende até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA). “Decidimos há mais de dois anos, quando tivemos notícias de que a COP30 aconteceria aqui no nosso país e mais especificamente aqui no estado do Pará, de dizer que, diante dos desafios que estava posto pela COP, nós deveríamos construir um dos maiores levantes da classe trabalhadora do nosso país mobilizando a classe trabalhadora do mundo”, disse Ayala Ferreir...
XV Encontro Mestres do Mundo inicia com rica programação e reluz os 20 anos da política de Tesouros Vivos do Ceará
De 7 a 10 de dezembro, Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo é território de trocas e vivências com os guardiões e as guardiãs das sabedorias populares que fazem nossa gente
São saberes ancestrais. Fazeres imersos nas tradições populares que estão cravadas na maneira de ser e identificar-se cearense. Seres guardiãs e guardiões do conhecimento fincado entre as raízes do Ceará. Vivos tesouros cuja generosidade nos guiam ante o futuro.
Esta profusão de sapiência e aprendizados, bússola para nossos tempos, é materializada no XV Encontro Mestres do Mundo. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, esta edição celebra 20 anos da política dos Tesouros Vivos do Ceará.
Entre os dias 7 a 10 de dezembro, o Centro Cultural do Cariri, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), sedia uma rica programação gratuita, aberta ao público e com participação e intercâmbio de inúmeros mestres e mestras que salvaguardam a sabedoria de nosso estado.
Na noite desta quinta-feira (7), a cerimônia de abertura do evento reuniu a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; o presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana; a diretora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa; e a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará, Jessica Ohara.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.