Pular para o conteúdo principal

Pela quinta vez, Brasil põe "trinca" nas semifinais da Libertadores Flamengo passa pelo Del Valle e se junta a Fluminense e Palmeiras

  Pela quinta vez, Brasil põe "trinca" nas semifinais da Libertadores Flamengo passa pelo Del Valle e se junta a Fluminense e Palmeiras Lincoln Chaves - Repórter da EBC Publicado em 18/09/2026 - 07:19 São Paulo © REUTERS/Ricardo Moraes/Proibida reprodução Versão em áudio Pela quinta vez na história, sendo a quarta no atual formato e envolvendo brasileiros, a Libertadores chega às semifinais com três clubes do mesmo país na briga pelo título. A classificação do Flamengo diante do Independiente del Valle (Equador) confirmou a "trinca" ao lado de Fluminense e Palmeiras. O "intruso" é o Estudiantes (Argentina). Cinco anos atrás, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG tiveram a companhia do Barcelona de Guayaquil entre os semifinalistas, na primeira "trinca" brasileira da história. O Rubro-Negro despachou os equatorianos e o Verdão eliminou o Galo. Na final, os paulistas levaram a melhor. Uma decisão que pode se repetir em 2026 e que, coincidentemente, s...

Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

 


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do Enem 2023. A pasta também liberou os resultados individuais dos participantes. 

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta terça-feira a lei que institui o programa Pé-de-Meia. A iniciativa prevê uma espécie de bolsa-poupança para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio. “Posso adiantar aqui que haverá também um incentivo para o jovem que fizer o Enem.” 

“Vai ser uma forma de estimular o jovem regular do ensino médio que vai receber esse auxílio financeiro nos 3 anos do ensino médio, mas, no último ano, no 3º ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, explicou. 

“Precisamos convencer e mostrar que, primeiro, não há custo nenhum para o jovem. Depois, que é a oportunidade que ele tem para acessar o ensino superior. Não há motivo de o jovem não fazer o Enem”, disse. 

Dados da pasta mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 participaram da última edição do Enem. Outro agravante, segundo Santana, é que, dentre os que se inscreveram, muitos não chegaram a fazer a prova. Dos 1,4 milhão de concluintes do ensino médio que se inscreveram para o exame, apenas 1 milhão participaram efetivamente. 

"Precisamos identificar os motivos em cada rede, em cada estado. E dialogar com as redes para identificar os motivos disso", disse. 

Edição: Fernando Fraga

Comentários