*Elmano 13 destaca investimentos e novos projetos durante mega carreata em Iguatu* _O evento reuniu lideranças políticas da região Centro-Sul e contou com o anúncio de obras de infraestrutura, saúde e turismo religioso_ A noite desta quinta-feira (10) foi de grande mobilização popular em Iguatu. A mega carreata da coligação “Ceará forte, do lado certo” percorreu sete quilômetros de ruas e avenidas, reunindo centenas de veículos e milhares de apoiadores ao longo do trajeto. Durante a agenda, o governador Elmano de Freitas 13 destacou as ações em andamento e anunciou novos investimentos para o Centro-Sul. O ato contou com a presença da candidata ao Senado, Luizianne Lins 180, de candidatos às bancadas estadual e federal, além de prefeitos e lideranças políticas da região. “Aqui é o time de Lula e tenho convicção de coisas importantes que estamos fazendo. Acabo de vir da visita à obra na estrada de Iguatu para Icó. Investimento importante para o desenvolvimento da região, uma estrada...
O evento está marcado para sexta-feira 26 de janeiro no Crato.
Para marcar as duas décadas da campanha "Travesti e Respeito" no Congresso Nacional, o Coletivo Trans Masculines e amigas, amigos e amigues da causa LGBTQIAPN+ organizaram a primeira Marcha de Pessoas Trans do sul do Ceará. A Marcha terá concentração na praça São Vicente, a partir das 16h, no centro do Crato, onde serão realizadas ações como a colagem de lambes, leitura do manifesto em que apresenta as reivindicações atuais das necessidades das pessoas trans e travestis do Cariri e apresentação de músicas que retratam as vivências das pessoas protagonistas deste movimento.
“Será um momento histórico, para dar visibilidade e protagonismo a pessoas trans e travestis da nossa região. Para o nosso coletivo, essa é uma forma necessária na busca por pela desnaturalização das violências que têm sido frequentes na vida dessas pessoas”, informa o ativista não binárie, Charlie Renatti, um dos idealizadores do evento.
O objetivo é mostrar a existência e necessidades para toda a sociedade, principalmente para o poder público. É uma iniciativa que conta com o planejamento e a organização do Coletivo Trans Masculines do Cariri, em parceira com a Casa da Diversidade Cristiane Lima, com apoios de Associações, Organizações Sociais, Movimentos Sociais e Pessoas da Sociedade Civil que são aliadas da causa LGBTQIAPN+ do Cariri.
Direito de Viver
A marcha tem como temática a busca pelo direito de viver, negado às pessoas trans e travestis quando não há respeito e inclusão em diversos setores da sociedade: no atendimento básico de saúde, nas instituições de ensino pública e particular, no mercado de trabalho, na violação do nome social após a morte, pelos assassinatos recorrentes e por toda a transfobia.
De acordo com dados do Observatório Cearense de Mortes e Violências contra LGBTI+ e Rede Trans Brasil, o Ceará teve 12 notificações de assassinatos a pessoas Trans e Travestis, em 2023, sendo o terceiro estado com maiores registros, estando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em relatório divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), o Brasil continua sendo campeão de desrespeito e violência com pessoas trans. Pelo décimo quarto ano seguido. O Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas destes gêneros no mundo.
Homenagens
A marcha fará homenagem à memória de Pâmela Pamanerk (travesti - 2017+), Tiago da Silva (homem trans - 2023+) e Catarina (mulher trans - 2023+), pessoas assassinadas entre seus 27 a 30 anos de idade, e ainda assim tiverem seus nomes de registros expostos pela mídia, os nomes que em vida lutaram para enterrar.
A marcha também será realizada em nome de todas as pessoas trans e travestis que já partiram e por todes que vivem no Cariri, numa forma de manifestar o repúdio e apresentar nossas reivindicações pelo Direito de Viver, porque não basta só existir sem a garantia de direitos.
Programação Artística
Artistas trans e travestis serão protagonistas, com performances e apresentações de sua arte e talentos. Farão parte da programação:
- Indja Janine - Cantora e Performer
- Naomi Houston - Performer e Bailarina
- Nanny Seven - Cantora e Performer
- LS MC - Poeta e Compositor
- Ayla Gaby - Artista Circense e Educadora
- Wiarlley Spears - Cantora e Compositora
- Thallyta Mesquita - Dançarina e Performer
- Charlie Renatti - Dj e Poeta
Programe na sua agenda
O quê: 1ª Marcha Trans do Cariri
Quando: 26/01/24, às 19h
Onde: Praça São Vicente com chegada à Praça Siqueira Campos, no centro do Crato
Quem: o convite é para todas, todos e todes
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.