Pular para o conteúdo principal

Com gol de Marcelinho, Ferrão vence o Iguatu no primeiro duelo das Quartas de Final

  NOTÍCIA Com gol de Marcelinho, Ferrão vence o Iguatu no primeiro duelo das Quartas de Final 24 de Fevereiro de 2024   O Ferrão saiu na frente no primeiro duelo decisivo do Campeonato Cearense. Na tarde deste sábado (24), no Estádio Presidente Vargas, o Tubarão da Barra venceu a equipe do Iguatu por 1 a 0 no primeiro confronto das quartas de final. Os gols do Ferrão foram anotados por Marcelinho. Após um início de partida sem muita inspiração, a partida apresentou um ritmo equilibrado em seus primeiros minutos. Aos quatorze minutos, o Ferrão apresentou perigo ao adversário. Em cobrança de falta, o atacante Ciel lançou para a grande área e parou na defesa do arqueiro rival. Após esse lance, o Tubarão aumentou seu ritmo em campo e buscou ocupar os espaços do adversário. Numa das chances corais, em cobrança de escanteio, o placar quase foi aberto após cabelo de Vinícius Alves. Apesar da movimentação, o placar seguiu para o intervalo sem alterações no marcador. Na segunda etapa, o comanda

Clones de cajueiro-anão da Embrapa estarão na Marquês de Sapucaí

 

 

A Embrapa será representada no desfile da Mocidade por meio da tecnologia dos clones de cajueiro-anão, que deverão fazer parte de um dos carros alegóricos 


O caju é a cara do Brasil. No carnaval do Rio de Janeiro deste ano, o fruto se tornou o tema do samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel “Pede caju que dou… Pé de caju que dá”, assinado pelo ator e humorista Marcelo Adnet e pelo veterano Paulinho Mocidade, dentre outros compositores.


Fruto versátil e tropical, é possível aproveitar tudo dele. E onde tem sabor tem saber. Que pode ser encontrado no cajueiro-anão, permitindo apanhar o caju com a mão. A Embrapa, que possui o principal centro de pesquisa sobre o caju no mundo, será representada no desfile da Mocidade por meio da tecnologia dos clones de cajueiro-anão, que deverão fazer parte de um dos carros alegóricos. 


Na próxima quarta-feira, dia 24, a partir das 14 horas, na Cidade do Samba, ocorrerá uma entrega simbólica das mudas que irão compor um dos carros alegóricos da agremiação. Chefes das Unidades Descentralizadas da Embrapa estarão presentes à visita, quando se reunirão com a diretoria da Mocidade. 


Os clones desenvolvidos pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) transformaram o cenário da cajucultura brasileira. Esse legado foi iniciado há 40 anos com o lançamento do primeiro clone comercial de cajueiro-anão, o CCP 76. As variedades se apresentam como a tecnologia com efeitos mais prolongados na cadeia produtiva. O Ceará, o Piauí e o Rio Grande do Norte são os maiores produtores de castanha de caju do País.


Clones transformaram o perfil dos pomares 


A alta produtividade é a mais importante característica do cajueiro-anão. O principal impacto que a cajucultura tem quando se implementa os cajueiros anões está na produção. Existem clones que produzem por volta de dois mil quilos de castanha por hectare, em regime de sequeiro.


Essa característica tem levado à revitalização dos pomares, por meio da substituição da variedade comum (gigante) por clones de cajueiro-anão em todo o território nacional. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de pedúnculo em cajueiro-anão é 28,8% maior que a produção em cajueiro comum.


Sobre a cajucultura


A cultura do cajueiro é explorada por aproximadamente 170 mil produtores, em mais de 53 mil propriedades, dos quais 70% são pequenos agricultores com áreas inferiores a 20 hectares. Estima-se que a atividade gere em torno de 250 mil empregos diretos e indiretos. Na Região Nordeste, sua importância é ainda maior, pois a demanda por mão-de-obra para a colheita coincide com o período de entressafra das culturas anuais de subsistência, ou seja, o segundo semestre do ano. 


Serviço


Entrega de mudas de clones cajueiro

Data: 24 de janeiro de 2024

Horário: 14 horas

Local: Rua Rivadávia Corrêa, 60, Santo Cristo - Rio de Janeiro - RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.