A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades protocolaram nesta segunda-feira (26) ações de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a lei de Santa Catarina que proíbe a reserva de cotas raciais para ingresso de estudantes em instituições de ensino que recebem verbas públicas do estado. Além da OAB, a norma também é questionada pelo PSOL, pelo PT, pela União Nacional dos Estudantes (Une), pela Coalizão Negra por Direitos e pela Educafro – associação que luta pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, em universidades públicas ou particular, com bolsa de estudo. Confira mais informações sobre o assunto no Repórter Brasil Tarde , da TV Brasil As entidades pretendem suspender a Lei 19.722/2026 , que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e sancionada pelo governador Jorginho Melo. A norma permite a reserva de vagas somente para pessoas com deficiência, alunos oriundos de e...
Cerca de 20 obras do pintor brasileiro Rubens Amaral da Silva estarão expostas na Mostra “Brasil sobre Tela”, promovida pela Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC). A abertura será marcada pela presença do artista, no Espaço Cultural (Térreo do Edifício Antônio Coelho – sede do Tribunal) nesta segunda-feira (15/1), às 10h, e produzirá uma pintura sobre tela, como demonstração para o público.
A iniciativa é realizada por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, e integra o Programa Educação pela Arte, que visa utilizar expressões artísticas como metodologia de ensino e disseminação cultural. Dentro do programa, são promovidos projetos como Exposições, Oficinas, Tec Vídeo e Café com Leitura. A mostra estará aberta para visitação entre os dias 15 de janeiro e 16 de fevereiro, das 8 às 17h, no Espaço Cultural do TCE Ceará.
A exposição tem o enfoque do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 (ODS 11) – Cidades e Comunidades Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030, que visa tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes. Para atender às diretrizes de acesso e permanência de pessoas nas dependências da Corte, os visitantes devem apresentar documento de identificação na entrada.
Rubens Amaral da Silva
Nascido em Morros (MA), em 1954, sua trajetória começou intuitivamente, evoluindo com a orientação do mestre Newton Pavão ao se estabelecer em São Luís. Sua técnica mista, envolvendo espátula, pincéis e dedos, resulta em composições que capturam a luminosidade das ladeiras e casarios, revelando uma abordagem expressionista.
Serviço
Exposição Brasil sobre Tela
Abertura: 15/1, às 10h
Período da mostra: 15/1 a 16/2
Horário: 8 às 17h
Local: Espaço Cultural – Térreo do Edifício Antônio Coelho (sede)
Rua Sena Madureira, 1047 – Centro – Fortaleza (CE)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.