A Cúpula dos Povos foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (12) com discursos criticando a ausência de maior participação popular na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e em defesa da Palestina. Para as organizações e movimentos, países e tomadores de decisão têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris. O evento reúne cerca de 1,3 mil movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo e se estende até o dia 16 de novembro, na Universidade Federal do Pará, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA). “Decidimos há mais de dois anos, quando tivemos notícias de que a COP30 aconteceria aqui no nosso país e mais especificamente aqui no estado do Pará, de dizer que, diante dos desafios que estava posto pela COP, nós deveríamos construir um dos maiores levantes da classe trabalhadora do nosso país mobilizando a classe trabalhadora do mundo”, disse Ayala Ferreir...
Cerca de 20 obras do pintor brasileiro Rubens Amaral da Silva estarão expostas na Mostra “Brasil sobre Tela”, promovida pela Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC). A abertura será marcada pela presença do artista, no Espaço Cultural (Térreo do Edifício Antônio Coelho – sede do Tribunal) nesta segunda-feira (15/1), às 10h, e produzirá uma pintura sobre tela, como demonstração para o público.
A iniciativa é realizada por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, e integra o Programa Educação pela Arte, que visa utilizar expressões artísticas como metodologia de ensino e disseminação cultural. Dentro do programa, são promovidos projetos como Exposições, Oficinas, Tec Vídeo e Café com Leitura. A mostra estará aberta para visitação entre os dias 15 de janeiro e 16 de fevereiro, das 8 às 17h, no Espaço Cultural do TCE Ceará.
A exposição tem o enfoque do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 (ODS 11) – Cidades e Comunidades Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030, que visa tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes. Para atender às diretrizes de acesso e permanência de pessoas nas dependências da Corte, os visitantes devem apresentar documento de identificação na entrada.
Rubens Amaral da Silva
Nascido em Morros (MA), em 1954, sua trajetória começou intuitivamente, evoluindo com a orientação do mestre Newton Pavão ao se estabelecer em São Luís. Sua técnica mista, envolvendo espátula, pincéis e dedos, resulta em composições que capturam a luminosidade das ladeiras e casarios, revelando uma abordagem expressionista.
Serviço
Exposição Brasil sobre Tela
Abertura: 15/1, às 10h
Período da mostra: 15/1 a 16/2
Horário: 8 às 17h
Local: Espaço Cultural – Térreo do Edifício Antônio Coelho (sede)
Rua Sena Madureira, 1047 – Centro – Fortaleza (CE)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.