Pular para o conteúdo principal

Articulação do MP do Ceará com forças de segurança resulta em 113 prisões e apreensões após confrontos no clássico-rei em Fortaleza

  A atuação do Ministério Público do Estado do Ceará, em articulação com as forças de segurança, tem sido fundamental para prevenir e coibir episódios de violência nos estádios. Como resultado das ações colaborativas, no último sábado (08/02) as Polícias Civil e Militar do Ceará capturaram 113 pessoas após um confronto entre torcidas durante o primeiro clássico-rei de 2025, em Fortaleza. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10/02), no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp). O promotor de Justiça Edvando França, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) do MP do Ceará, participou da coletiva.  Entre os capturados em flagrante estavam 86 adultos e 27 adolescentes, além de três pessoas presas em razão de mandados em aberto. Além disso, uma ordem de prisão preventiva foi cumprida em Aquiraz, contra o presidente de uma torcida organizada. “O Nudtor é o grande articulador dos órgãos de segurança. Conseguimos af...

HRN participa de projeto nacional para reabilitação de pacientes com insuficiência respiratória grave

 

O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral, passa a integrar o Projeto Rehab-VM Brasil. A iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Hospital Moinhos de Vento, tem como objetivo reabilitar pacientes com insuficiência respiratória grave. Serão contemplados 20 hospitais em todo o País. A visita inicial de implantação do projeto no HRN ocorreu na quinta-feira (11).

O Rehab-VM Brasil pretende acompanhar e reabilitar cerca de 2.500 pacientes em um período de 2 anos. Entre os critérios de elegibilidade de pacientes para participar do projeto estão ter mais de 18 anos, ter tido um quadro de insuficiência respiratória grave e ter estado em ventilação mecânica por mais de 12 horas. A seleção das 20 unidades que abrigarão o projeto foi feita de acordo com uma lista nacional de hospitais que mais notificam pessoas com SARG (Síndrome de Angústia Respiratória Grave) e com necessidade de ventilação mecânica no sistema do SUS.

As equipes multiprofissionais dos hospitais de referência acompanharão os pacientes das unidades selecionadas de forma remota por meio de telemedicina desde o período de internamento em UTIs e enfermarias até 90 dias após a alta. As avaliações ou consultas por meio de um aplicativo de celular serão realizadas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

“Avaliamos que os pacientes que tiveram longos períodos com insuficiência respiratória grave apresentam sequelas respiratórias, motoras, além de sintomas como a disfagia e necessitam de reabilitação”, ressalta a enfermeira responsável pela navegação do projeto no Hospital Albert Einstein, Silvana Yoshida. Ela explica que em até 90 dias após a alta hospitalar os pacientes continuarão a ser acompanhados para avaliar como está a qualidade de vida e se eles conseguiram voltar às suas atividades normais. A visita inicial também contou com a presença da coordenadora de pesquisa do projeto no Hospital Albert Einstein, Andrea de Carvalho.

Troca de experiências

O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, ressalta a importância da iniciativa. “A fase pós-pandemia no contexto social exige uma constância nos nossos aprendizados e na assistência à saúde. Essa necessidade torna-se mais evidente por conta da gravidade da pandemia em todos os seus contextos, mas também por conta de sequelas biopsicossociais”, avalia.

Soares explica que as sequelas respiratórias estão muito presentes nos pacientes que sofreram com a covid-19. Mas, além dessa enfermidade, o programa abrange outras doenças que possam gerar problemas respiratórios. “Os resultados irão indiscutivelmente proporcionar melhorias na qualidade assistencial”, avalia.

A troca de experiência com outras unidades de referência é fundamental, segundo o coordenador de enfermagem das UTIs Adulto 1 e 2 do HRN, Diego Pinheiro. “É fundamental essa troca de experiência com os melhores hospitais do Brasil e poder tomar como norte os melhores pacotes de boas práticas, as melhores evidências. Sem dúvida será uma importante troca com a equipe multiprofissional”.

Pinheiro lembra que a UTI Adulto também participa do programa “UTI Conectada” em parceria com o Incor – Instituto do Coração em São Paulo. Todos os monitores, ventiladores e bombas de infusão do serviço estão conectados com os profissionais da unidade de referência que fazem visitas virtuais para ajudar as equipes nas condutas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.