Pular para o conteúdo principal

Sessão solene na Alece homenageia 25 anos do Instituto Centec

  Os 25 anos de fundação do Instituto Centec serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa. O evento será realizado nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, no Plenário 13 de Maio. A sessão solene foi proposta por requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), subscrito pelos deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT). A criação do Instituto Centec em 1999 é fruto do incentivo do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que percebeu os frutos do extenso programa de educação tecnológica iniciado em 1995 com os Centros de Ensino Tecnológicos (Centecs) e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). A sessão solene contará com homenagens aos fundadores da instituição e ao ex-deputado federal e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior Ariosto Holanda, responsável pela implementação dos projetos dos CVTs e dos Centecs no Ceará. Ao longo de sua história, o Instituto Centec foi responsável por fo

Meio ambiente: Fortaleza amplia cobertura vegetal em mais de 230 mil novas árvores

 


Média de área verde por habitante na Capital chega a 20m², ultrapassando a meta estabelecida pelo Plano Fortaleza 2040 e em concordância com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)



A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) segue ampliando a cobertura vegetal da cidade, cumprindo as metas do seu Plano Municipal de Arborização. Em 2023, mais de 80 mil mudas, entre pequenas, semi adultas e adultas, de diversas espécies, foram plantadas e distribuídas na Capital. 


No somatório da gestão, entre 2021 e 2023, o número ultrapassa 230 mil mudas, em ações que envolvem a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).


O resultado das ações se reflete na média de 20,42m² de áreas verdes por habitante alcançada em Fortaleza. A média considera o censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com população residente de 2.428.708 pessoas no ano de 2022, e ultrapassa a quantidade mínima de 12m² de áreas verdes por habitante preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a meta estabelecida de 15m² por habitantes pelo Plano Fortaleza 2040.


“Entendemos que a arborização é uma das maneiras mais eficazes de contribuir com o meio ambiente e melhorar o microclima local. Neste contexto, trabalhamos em várias frentes, desde a distribuição de mudas em ciclofaixas, na própria Seuma, até projetos específicos, como o ‘Árvore na Minha Calçada, no qual o cidadão formaliza o desejo de ter uma espécie na sua calçada e a nossa equipe vai até o local e planta”, explica a Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo.


Além do “Árvore na minha calçada”, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente dispõe do projeto “Sementinha”, que operacionaliza o plantio de árvores frutíferas em escolas do município e o “Uma Criança, Uma Árvore”, que atua com distribuição de kits com muda, adubo e uma cartilha explicativa dentro das unidades hospitalares participantes.


Também aliado ao Plano Municipal de Arborização, Fortaleza conta com 6 microparques urbanos. Os equipamentos são pequenos parques urbanos naturalizados, pensados e construídos junto com a população. A iniciativa, que transforma uma área degradada em um espaço verde público para o lazer e contato com a natureza, deve ser ampliada em 2024, quando a capital receberá outros 26 novos equipamentos. 


Corroborando a política ambiental sólida realizada pela gestão municipal, Fortaleza foi destaque, no último Ranking de Competitividade dos Municípios, como como a capital com o menor índice desmatamento ilegal do país. A capital cearense foi destaque também em outros três parâmetros ambientais avaliados pelo ranking, sendo um deles o de cobertura de floresta natural.


“O nosso trabalho é garantir que a dinamização da cidade ocorra sempre de forma sustentável. Para isso, acompanhamos de perto os impactos ao meio ambiente, garantindo melhores formas de reduzi-los. Essa política realizada se reflete, entre outros, no índice de cobertura de floresta natural, no qual subimos 16 posições no ranking da pesquisa, consolidando a nossa estratégia de recuperação florestal e arborização urbana”, conclui a titular da Seuma. 


Serviço


Aos interessados em participar e contribuir para uma Fortaleza cada vez mais verde, a Seuma disponibiliza, diariamente, mudas arbóreas semi-adultas para doação. As solicitações podem ser feitas de segunda à sexta - feira, das 08 às 11h30, por meio do (85) 3452-6920, pelo WhatsApp 98814-3849 ou pelo e-mail plano.arborizacao@seuma.fortaleza.ce.gov.br.


Entre as espécies disponíveis, estão as de Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba, Jenipapo, Ipê-rosa, além do Ipê-Amarelo, eleito em 2021 como Árvore Símbolo de Fortaleza. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.