Pular para o conteúdo principal

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães Líder estudantil desapareceu em 1973 após lutar contra a ditadura

  Em uma cerimônia emocionante, a Universidade de Brasília (UnB) concedeu nesta sexta-feira (26) o diploma de geólogo ao estudante Honestino Guimarães, desaparecido político perseguido durante a ditadura militar e cujo corpo nunca foi encontrado. Liderança estudantil, Honestino foi preso em 1965 e viveu na clandestinidade nos anos seguintes. Ele foi sequestrado em 1973 e nunca mais foi visto. A confirmação pública de sua morte ocorreu em 1996.  O reconhecimento, concedido na modalidade port mortem, ocorreu no auditório da Associação dos Docentes da UnB e contou com a presença de professores, estudantes, familiares de Honestino e autoridades locais e nacionais.  Na cerimônia, foi anunciada a decisão do Conselho Universitário da UnB que anulou a decisão de desligar Honestino da instituição de ensino. Ele havia sido expulso em 1968, antes de concluir a graduação. A reitora da universidade e presidente do Conselho Universitário, Márcia Abrahão, anunciou a concessão do título e explicou que

Prefeitura de Fortaleza avança com as obras do novo Terminal José de Alencar, no Centro

  

obras do terminal da Praça José de Alencar
As obras, que já estão com 71% de conclusão, preveem a construção de três plataformas de embarque e desembarque com cobertas metálicas com mais de 2 mil metros quadrados de área (Foto: Daniel Calvet)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza deu início em abril de 2023, as obras de construção do novo terminal José de Alencar, localizado no Centro da cidade. O novo equipamento está sendo construído no terreno onde funcionava o antigo Beco da Poeira, ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.

A ideia é que o espaço concentre as linhas de ônibus em um único local, a exemplo dos outros terminais abertos, evitando que os passageiros realizem grandes deslocamentos pelas vias do Centro, além de suprir a demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação.

As obras, que já estão com 71% de conclusão, preveem a construção de três plataformas de embarque e desembarque com cobertas metálicas com mais de 2 mil metros quadrados de área. No local serão construídas também passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas, para dar mais segurança, além de delimitar e resguardar o tráfego de pedestres.

Segundo o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) Samuel Dias, o cronograma das obras está sendo cumprido com exatidão. "Toda a parte do pavimento rígido interno foi concluído, também foram construídas novas plataformas e agora estamos fazendo os banheiros. A parte da estrutura metálica já está toda colocada e as telhas da coberta já chegaram. Muito em breve veremos aqui um terminal concluído. A Rua Vinte e quatro de maio, que liga a praça José de Alencar à antiga Praça da Estação, também está concluída. Nós estamos trabalhando agora nos encaixes dela com as vias transversais, para evitar problemas de drenagem", afirmou Samuel Dias.

O secretário ressaltou que a obra faz parte de um conjunto de entregas para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza. "Com essa obra nós vamos concluir uma das promessas do prefeito Sarto de fazer quatro terminais de ônibus na cidade de Fortaleza, um grande investimento na política de mobilidade, três já foram concluídos, esse é o quarto." Os terminais já entregues pela gestão são o do José Walter, o da Av. Washington Soares e o da Praça Coração de Jesus.

O novo equipamento já conta com toda a pavimentação em concreto concluída, a escolha do material se deu devido ao intenso fluxo de ônibus e a alta durabilidade do material, garantindo a maior resistência da via. Atualmente, as equipes trabalham na execução do prédio de apoio que contará com salas para os motoristas e seguranças.

Com investimento de R$ 13,4 milhões, o equipamento contará, ainda, com pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, sala de apoio para motoristas, refeitório e paisagismo.

Quando concluído, o equipamento vai permitir a integração dos modais ônibus e metrô, proporcionando mais conforto, comodidade e rapidez para quem utiliza o transporte público.

Além das obras de construção do novo terminal, o projeto contempla ainda a urbanização da Rua 24 de Maio, entre as ruas Guilherme Rocha e Castro e Silva. As intervenções, que já estão com 90% dos serviços realizados, preveem a substituição do asfalto da via por pavimentação com piso intertravado, construção de calçadas padronizadas, mobiliários urbanos e itens de acessibilidade como rampas, passagem elevada e piso tátil, totalizando cerca de 340 metros de melhorias viárias. As duas obras na região devem ser entregues no primeiro semestre de 2024.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.