Pular para o conteúdo principal

Ação da PCCE e Copol/SSPDS resulta na prisão em flagrante de suspeito de participação nas mortes em Aracoiaba

  Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), e a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultou, no fim da tarde dessa segunda-feira (19), na prisão em flagrante de um homem, de 28 anos, apontado como um dos responsáveis pelas mortes registradas na noite do último sábado (17), em Aracoiaba – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. O suspeito, que foi capturado no município de Baturité (AIS 15), foi flagrado, ainda, em posse de drogas. Após o aprofundamento das investigações, as equipes policiais se deslocaram para um endereço indicado, onde lograram êxito na localização do homem, em um imóvel, em Baturité. Na ocasião, o homem, que possui passagens por homicídio, homicídio tentado, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, corrupção de menores e por integrar grupo criminoso, estava em

Socorro pelos ares: Ciopaer/SSPDS realiza mais de dois mil voos em 2023 para proteger e salvar

 Proteger a população cearense, seja por terra ou mar, é um dos propósitos das Forças de Segurança do Ceará. Entretanto, existem missões que precisam cruzar o céu cearense. E foi dessa forma que, somente no ano de 2023, as aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram acionadas 2.371 vezes para proteger ou socorrer vítimas. Ao todo, foram 2.896 horas voadas em prol de atender demandas da sociedade cearense.

Desse número, 1.364 voos foram realizados para dar suporte em ações policiais com foco na preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Na ocasião, mais de 1.485 horas voadas foram registradas. As aeronaves realizaram missões de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate à criminalidade e a possíveis crimes.

Com o emprego do esforço aéreo, a Coordenadoria registrou, em 2023, 153 missões do serviço aeromédico, entre remoções de pacientes e transporte de órgãos para transplantes, tendo um total de 264 horas de voo. As ações acontecem por meio de uma parceria entre as secretarias da Segurança e da Saúde. Em agosto do ano passado, o aeromédico da Ciopaer completou nove anos de serviços prestados à população cearense.

O coordenador da Ciopaer, coronel Darley Sousa, ressaltou a importância das missões realizadas durante todo o ano de 2023. “A Ciopaer busca, constantemente, o aprimoramento do serviço prestado na área da segurança pública, bem como sempre um melhor atendimento aeromédico à população cearense. Isso deixa cada vez mais forte o lema da Coordenadoria: Voar para Proteger e Salvar”, destacou.

Efetivo

Atualmente, a Coordenadoria conta com cinco bases fixas, instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e em Fortaleza. A Ciopaer dispõe ainda de nove aeronaves, um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois H135. Cerca de 160 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Socorro aeromédico

Em uma de suas muitas atividades diárias, uma equipe da Ciopaer conheceu a pequena e corajosa Selena Liz de Melo, de três anos. A menina precisou ser resgatada após ter 42% do corpo queimado ao ter contato com uma panela de óleo quente na cidade de Independência, há quase 370 quilômetros de distância da capital cearense.  O fato foi registrado no dia 4 de setembro deste ano.

Apoio em ofensivas

Em uma das múltiplas missões diárias, uma equipe da Ciopaer auxiliou policiais militares na localização e prisão de um suspeito e na apreensão de mais de 18 quilos de drogas na cidade de Caucaia. A ofensiva ocorreu no dia 21 de dezembro do ano passado. Já no município de Iguatu, no dia 8 de dezembro, cinco pessoas foram presas suspeitas de crimes. A operação conjunta das Polícias Civil e Militar contaram com o apoio de um helicóptero da Ciopaer. Na ação, três armas, drogas e munições também foram apreendidas.

Trabalho Conjunto 

Além do patrulhamento aéreo, as aeronaves são acionadas dando apoio em situações de operações que envolvem buscas por pessoas desaparecidas em região de difícil acesso ou acidentes. Cerca de 50 voos foram realizados em todo o ano de 2023 para auxiliar ações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Em agosto de 2023, equipes da Ciopaer atuaram em parceria com bombeiros militares no resgate de um homem na Serra de Maranguape.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.