Pular para o conteúdo principal

Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria Anúncio foi feito pela presidente da estatal

  A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou nesta quinta-feira (3) que a estatal do petróleo quer aumentar o volume de gás natural escoado para a costa, de forma que o combustível possa chegar mais barato às indústrias. “Quanto mais gás a gente conseguir trazer para costa, mais barato será esse gás para a sociedade”, declarou Chambriard, durante apresentação a jornalistas do  pacote de investimentos de mais de R$ 33 bilhões  no refino e na indústria petroquímica no estado do Rio de Janeiro.  O plano de negócios engloba a integração entre a Rota 3, de escoamento de gás natural dos campos de pré-sal da Bacia de Santos, no litoral do Sudeste, unidades petroquímicas e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), todas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Perguntada se os investimentos podem ajudar a baixar o preço do gás natural,  insumo de grande relevância para a indústria, usado tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima de produtos como fert...

Hospital Regional Norte incentiva amamentação à beira leito em Sobral

 



Nascida prematura de 26 semanas no início de fevereiro, Maria Luiza precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral. Para incentivar o desenvolvimento da criança e garantir o alimento mais completo para os bebês, o leite materno, a mãe de Maria Luiza, a professora proveniente de Meruoca, Maria da Conceição Furtado, 30, a acompanha e faz a ordenha à beira leito. O leite é ordenhado 30 minutos antes do horário da dieta e ministrado para a recém-nascida por meio de sonda pela equipe da Utin.

O procedimento é indicado para os bebês que não conseguem ser amamentados diretamente no peito por estarem fazendo uso de sondas e outros dispositivos. A médica neonatologista do HRN Isabella Vidal explica que muitos são os benefícios da técnica, entre os quais aumentar o vínculo entre a mãe e a criança. “O fato de ela manter contato visual com seu filho promove, sabidamente, um aumento na produção/volume de leite ordenhado. Além disso, o leite humano cru é considerado ideal para o recém-nascido por não passar por nenhum processo que possa interferir em suas substâncias protetoras”, ressalta. Na Utin, existe uma rotina estabelecida para garantir a ordenha à beira leito. “Desde o primeiro dia de internação, a mãe recebe orientação quanto aos benefícios do aleitamento materno e as vantagens de a ordenha acontecer nesse local”, explica a médica.

A nutricionista do HRN Larissa Leite, complementa que o valor nutricional e os benefícios para o bebê também são mantidos. “O leite cru ofertado ao recém-nascido em até 30 minutos após a ordenha tem todos os anticorpos e imunoglobulinas ativas”, explica. Ela destaca que o papel da nutrição no acompanhamento dos bebês da Utin é trabalhar os benefícios da amamentação ao longo do período de internação, além de acompanhar o diagnóstico nutricional da criança. Semanalmente são avaliadas as medidas antropométricas para, junto ao acompanhamento dos médicos neonatologistas, traçar a meta calórica das crianças.

Além do bom desenvolvimento dos pequenos, as mães também sentem os benefícios. “É muito bom para minha filha e para mim também porque eu estou aqui pertinho dela e consigo produzir mais leite. Além de ordenhar o que ela precisa, ainda consigo doar para o Banco de Leite”, ressalta Maria da Conceição.

Noah Rafael, nascido em Monsenhor Tabosa no início deste mês de fevereiro, foi transferido para a Utin do HRN em virtude de alguns problemas respiratórios que apresentou após o parto. A mãe da criança, a agricultora Kelly da Silva Souza Furtado, 30, aprova a técnica. “Até para criar vínculos com meu filho é importante”, avalia.

Doação de Leite e Ambulatório de Aleitamento

O HRN conta com o Banco de Leite Humano (BLH) que recebe doações de leite materno. Além disso, oferta o Ambulatório de Aleitamento Materno, serviço voltado ao incentivo da amamentação.

Para pacientes egressos da internação no HRN, é realizada a puericultura, que acompanha o crescimento e a evolução neurológica do bebê, além de abordar questões relacionadas ao aleitamento, às principais dificuldades e como contorná-las. O ambulatório conta, ainda, com atendimento em Enfermagem, que contempla o público geral.

Para doar leite ao Banco de Leite do HRN basta entrar em contato com o Ambulatório de Aleitamento Materno pelos números (88) 3677-9411 ou enviar mensagem, via WhatsApp, para (88) 98869-5352. Já os contatos do Banco de Leite Humano são (88) 3677-9467 e (88) 98883-4079.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.