Pular para o conteúdo principal

IJF alerta pais e responsáveis sobre riscos de acidentes com crianças durante as férias Mais de 6.500 crianças e adolescentes já foram acolhidas no hospital municipal em 2025. Entre as principais causas de acidentes estão queda, ingestão de corpo estranho e intoxicações

    Compartilhar   Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, já acolheu mais de 6.500 crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, vítimas de diferentes tipos de acidentes. Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo sozinhos em casa. “Nesta época do ano, muitas crianças passam boa parte do dia em casa sem a supervisão constante de um adulto, o que aumenta a exposição a situações de risco, especialmente em ambientes domésticos e durante atividades de lazer”, alerta a médica Carolina Rios, chefe do Núcleo de Pediatria do IJF. A profissional reforça que ...

Marco que delimita a Terra Indígena do Povo Jenipapo Kanindé é posicionado em Aquiraz

 

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince), por meio dos seus representantes, implantaram, na manhã desta quinta-feira (8), na Terra do Povo Jenipapo Kanindé, em Aquiraz, o primeiro marco que delimita a Terra Indígena Lagoa da Encantada.

Ao todo, ao longo dos próximos dias, serão instalados 200 marcos, com selo da Funai, e que delimitam o território, resultado do acorde de cooperação assinado em novembro do ano passado pelo Governador Elmano de Freitas, e que demarcará quatro terras indígenas do Ceará (Jenipapo-Kanindé, Tapeba, Pitaguary e Tremembé de Queimadas), cujas delimitações físicas estão sendo realizadas pelo Idace.

As implantações do marco representa não apenas a conclusão de um longo processo de medição, mas também abre caminho para a consolidação de políticas públicas que visam a preservação dos territórios indígenas e o fortalecimento dos povos indígenas do Ceará.

Em solenidade, a Secretária dos povos Indígenas do Ceará, Cacika Irê – Juliana Alves, destacou a importante cooperação entre a Funai, o Idace e a SEPIN/CE, viabilizando a demarcação física da terra: “esse é resultado inédito do esforço do Governo do Ceará em contribuir com a demarcação das terras indígenas, financiando importante parte da demarcação física, que inclui o georreferenciamento e o levantamento de benfeitorias instaladas por não indígenas.”

O marco histórico simboliza um passo significativo para a comunidade indígena e para a regularização fundiária na região. A Terra Indígena Lagoa da Encantada é a primeira das quatro terras indígenas que terão seus territórios demarcados.

João Alfredo Telles, superintendente do Idace, falou sobre o trabalho desenvolvido: “unimos forças para dessa forma buscar reparar os povos que durante tantos anos teve seus direitos negligenciados. Aqui, iniciamos um processo que deverá trazer segurança aos povos indígenas do Ceará. Vamos continuar! Vamos demarcar fisicamente.”

Em tempo

O valor liberado para os dois primeiros territórios a serem demarcados (Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz; e Tremembé de Queimadas, em Acaraú) foi de R$ 2.326.082,48. Um primeiro montante foi executado ano passado e o outro está sendo executado neste ano (o valor de ambos é o mesmo, R$ 1.163.041,24)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.