Pular para o conteúdo principal

Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia Presidente participou de encontro do MTST em Taboão da Serra

  Lula quer mostrar a Trump números de queda do desmatamento na Amazônia Presidente participou de encontro do MTST em Taboão da Serra Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil Publicado em 08/08/2026 - 14:46 Brasília © REUTERS/Adriano Machado/Proibida reprodução Versão em áudio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado (8) em São Paulo, que vai enviar ao presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os dados mais recentes sobre a queda do desmatamento na Amazônia. Durante encontro do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Taboão da Serra, Lula lembrou que, entre os argumentos utilizados pelo governo estadunidense para justificar o tarifaço, estava o desmatamento ilegal. “Fiz questão de tirar fotografia dos números porque, para os Estados Unidos, nesse novo tarifaço que fizeram para o Brasil, um dos motivos era que a gente não cuidava do desmatamento. Quero preparar os números e mandar para o meu amigo Trump. Pra ele saber que quem o informou não ...

MPCE entra na Justiça com cinco ações para garantir saneamento básico e reparação de danos ambientais no município de Eusébio

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio, ajuizou, entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, cinco Ações Civis Públicas (ACP) com pedidos de tutela liminar de urgência contra a Prefeitura de Eusébio, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) e a Ambiental Ceará S/A. O objetivo é garantir saneamento básico e sistema de esgoto em todo o município, além de solucionar de forma imediata e eficiente o escoamento de esgoto irregular nos bairros Autódromo, Jabuti, Santo Antônio, Amador e Guaribas.

As ações foram propostas após a Promotoria acompanhar e fiscalizar a política pública em procedimentos extrajudiciais, constatando danos ao meio ambiente gerados pela deficiência de saneamento básico e de outras soluções sanitárias para o esgoto produzido por residências, comércios e similares no município e a constante omissão dos responsáveis pela implementação do serviço essencial.

De acordo com o MP, as ações se baseiam na Lei Geral do Saneamento do Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007), que prevê que os contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas de universalização que garantam o atendimento de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033. No entanto, apesar do crescimento do município nos últimos anos, houve períodos de regressão em seus percentuais de esgotamento sanitário, então acessível a menos de 15% da população de Eusébio.

Dessa forma, o Ministério Público ingressou com as ações requerendo que, em caráter urgente, a Prefeitura, a Cagece e a Ambiental Ceará S/A apresentem planos técnicos e operacionais de trabalho. Um deles deverá ser apresentado em um prazo de 90 dias e ter cronograma e metas percentuais para a universalização do serviço público de saneamento básico no município de Eusébio. Os outros quatro deverão ser apresentados em um prazo de 30 dias cada, implementando soluções sanitárias emergenciais e ambientalmente eficientes, como estações elevatórias, estações de tratamento de efluentes, integração ao saneamento público, em até 180 dias, nos bairros Autódromo, Jabuti, Santo Antônio, Amador e Guaribas. No caso do bairro Jabuti, é necessária a regularização das estações de tratamento e elevação existentes e que se encontram inoperantes. 

Foi pedido também que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realize inspeções, em até 30 dias, para verificar o lançamento de esgoto irregular no solo; nas galerias pluviais; no Rio Coaçu, próximo aos bairros Jabuti e Autódromo; no Riacho Carro Quebrado, localizado no bairro Santo Antônio; e na Lagoa das Guaribas, nos bairros Amador e Guaribas. Deverão ser emitidos relatórios das análises para estimar a existência de danos ambientais e demais repercussões ecológicas e sanitárias em decorrência da ausência de esgotos nos bairros. 

A Prefeitura, a Cagece e a Ambiental Ceará S/A deverão, ainda, apresentar Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), comprovando em juízo a recuperação de todos os prejuízos e danos ambientais constatados pela Semace, a partir das inspeções a serem realizadas. A 3ª Promotoria de Justiça de Eusébio requereu ainda a implantação de saneamento básico em todo o município, desde o esgotamento sanitário até a interligação das unidades consumidoras ao sistema público. No caso dos bairros Autódromo, Jabuti, Santo Antônio, Amador e Guaribas, a implantação do sistema de esgoto e a interligação de todas as residências, comércios e similares deverão ser realizados no prazo de 365 dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*