Universidade Federal do Ceará (UFC) conta agora com um jardim agroflorestal, em um arranjo que articula ensino, pesquisa e extensão com foco no meio ambiente. O projeto teve sua inauguração simbólica na tarde da última quarta-feira (3), com plantio de mudas e a assinatura do acordo de cooperação entre a UFC e a Fundação Cultural Educacional em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). O Jardim Agroflorestal da UFC conta com três módulos: jardim, horta e agrofloresta (Foto: Ribamar Neto/UFC) Instalada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, a área é dividida em três módulos, contando com um jardim, uma horta e uma agrofloresta. No jardim, serão plantadas flores ornamentais e comestíveis e plantas medicinais. A horta receberá hortaliças, enquanto a agrofloresta integrará o cultivo de alimentos e o plantio de árvores. “O grande diferencial desse espaço em relação aos demais existentes por aí é que, no geral, eles são espaços voltados para uma única cultura, como plantas medici...
Secult realiza Formação em Museus em seis municípios cearenses; confira cidades
Atividade reforça as políticas públicas direcionadas aos museus cearenses e acontece nas cidades de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza. Imagem: 5º Fórum Estadual de Museus.
Foto de Lucas Calisto
Dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, refletir e divulgar à sociedade cearense as concepções teórico-metodológicas da Museologia. Estes são alguns dos objetivos da atividade “Formação em Museus”, que será promovida nos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), reforça as políticas públicas na área da museologia cearense com a interiorização das suas ações.
Gratuita, a inscrição é online e estará disponível para o público no Mapa Cultural do Ceará a partir do dia 15 de fevereiro. A iniciativa é voltada para profissionais vinculados aos museus, patrimônio cultural, memória e demais interessados na temática museal.
Além de contribuir com a qualificação, a proposta é aperfeiçoar a gestão e divulgação do patrimônio cultural cearense salvaguardado nas instituições museais em seus diversos territórios. Durante os encontros nos municípios, serão abordados quatro eixos temáticos: “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.
A “Formação em Museus” integra as iniciativas do projeto “Pensar Museus no Ceará”, aprovado no Edital de Programação Cultural do Museu do Ceará (Musce), Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) e do Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec).
Formação começa pelo Crato
O Crato inaugura o trajeto que será percorrido pela “Formação em Museus” no Ceará. Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, o Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, sedia a atividade.
A formação será orientada pelo doutor em História e doutorando em Museologia, professor do Departamento de História da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e secretário da ASMUSCE, Naudiney de Castro Gonçalves. Pacoti será a segunda cidade contemplada para a “Formação em Museus”, que acontece entre os dias 27, 28 e 29 de fevereiro. As datas da formação nos outros quatro municípios, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza, ainda serão anunciadas.
Programação
21 DE FEVEREIRO | QUARTA-FEIRA
Abertura Institucional com o Sistema Estadual de Museus do Ceará e o Museu do Ceará. Participantes: Isabelly Pompeu (Supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus do Ceará), Karla Leite (Analista de Gestão Cultural) e Emily Santos (Analista de Gestão Cultural – Museóloga)
10h às 12h
Sala de Formação 02 | Livre
Formação em Museus – Módulo I: Criação e Gestão de Museus
Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves
14h às 18h
Sala de Formação 02 | Livre
22 DE FEVEREIRO | QUINTA-FEIRA
Formação em Museus – Módulo II: Documentação em Museus
Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves
08h às 12h
Sala de Formação 02 | Livre
Formação em Museus – Módulo III: Conservação em Museus
Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves
14h às 18h
Sala de Formação 02 | Livre
23 DE FEVEREIRO | SEXTA-FEIRA
Formação em Museus – Módulo IV: Educação Museal
Ministrante: Naudiney de Castro Gonçalves
08h às 12h
Sala de Formação 02 | Livre
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.