Pular para o conteúdo principal

Nove em cada dez brasileiros se automedica: prática traz sérias consequências para a saúde

Tomar medicamentos sem prescrição médica é um hábito recorrente no Brasil, mas que também pode ser perigoso, levando a sérios problemas de saúde. Segundo uma pesquisa recente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), cerca de nove em cada dez entrevistados admitiram tomar algum tipo de remédio por conta própria, sem procurar a orientação de um profissional. Um outro estudo, desta vez Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), lançado em setembro de 2023, estima que aproximadamente 20 mil brasileiros morrem por ano em consequência da automedicação.  Prática que durante a pandemia da Covid-19 ganhou ainda mais espaço. Afinal, com receio de ir aos consultórios e hospitais e se infectar, grande parte da população recorria a medicamentos que já tinha em casa ou procurava dicas de familiares, amigos e na internet, sem avaliar adequadamente os riscos que estariam correndo ao negligenciar sintomas que poderiam ser indicativos de alguma condição mais grave. De

Subtenente PM que salvou bebê e soldado PM que frustrou roubo recebem elogio do secretário da SSPDS

 

Resiliência, destreza, coragem e valentia são atributos que definem esses profissionais, que foram honrados com o reconhecimento pelos serviços excepcionais à segurança pública estadual e à comunidade cearense como um todo. O subtenente Mendes e a soldado Josielle da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam elogio do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, na manhã desta quinta-feira (29), na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). As ações reconhecidas são referentes a casos que ocorreram neste mês.  

Subtenente Mendes 

Na noite desse domingo, 25 de fevereiro, o subtenente Mendes, atirador de precisão (sniper) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), salvou a vida de um bebê de um ano e três meses, que foi feito de refém pelo próprio pai, no bairro Vila Velha – Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza. O disparo preciso do policial fez com que o indivíduo soltasse a arma, facilitando a ação do time tático para prender o suspeito. 

O secretário assinou a Portaria N°. 0748/2024 – GS/SSPDS, que elogia o subtenente Mendes por seu “alto grau de precisão, coragem e controle emocional”. O reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).  “Um trabalho de excelência que salvou uma vida, isso ficará para a história. Quem sabe um dia essa criança terá a honra de conhecer o homem que salvou a vida dela. Meus parabéns, em meu nome e em nome do governador, Elmano de Freitas. É uma honra participar deste momento e poder entregar esse elogio que será publicado”, expressa o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. 

“Somos uma ferramenta, na verdade, a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Estado, fizeram o seu papel. Com a ajuda de Deus, conseguimos trazer uma resolução aceitável. Nos bastidores, isso envolve o trabalho de muita gente, que nos permite entregar o nosso melhor. Com todo o treinamento e a logística necessária, conseguimos chegar em uma ocorrência e entregar o nosso máximo. Estamos sempre à disposição da sociedade”, cita o subtenente Mendes.  

 Soldado Josielle 

No dia 09 de fevereiro, a soldado Josielle estava à paisana, a caminho do quartel, quando foi abordada por um motociclista, em Fortaleza. A policial militar frustrou a tentativa de roubo. O suspeito, de 29 anos, com passagens por homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de roubo.  

O secretário assinou a Portaria N°. 0749/2024 – GS/SSPDS, que elogia a soldado Josielle por sua “proatividade e a diligente observância”. O reconhecimento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). “Você veio a reagir com maestria, não sofreu nenhuma lesão, o que é o mais importante. A sua vida foi preservada e você conseguiu reagir à altura. Achei de uma destreza e de uma habilidade muito grande. Esse momento de elogiar é muito importante, para prestigiar e incentivar outros policiais”, comentou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio. 

“Somos um órgão só. Eu não ajo pensando em mim, mas sempre no coletivo. É isso que me motiva, todos os dias para acordar e vir trabalhar. Além do reconhecimento profissional, esse reconhecimento é importante para saber que estou fazendo um trabalho com excelência. Ingressei na corporação com esse pensamento, de servir a sociedade independente do que aconteça”, exprime a soldado Josielle. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.