Com o tema “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção”, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), lançou o Ciclo Ceará da Paixão 2024, nesta quarta-feira (27), em evento no Instituto Cearense de Educação dos Surdos. A programação acontece na capital e no interior, até o dia 31 de março, englobando manifestações das mais tradicionais às leituras contemporâneas. A programação completa pode ser conferida no site da Secult CE e no Instagram @ciclocearadapaixao.
“Por meio do Ciclo Ceará da Paixão, a Secretaria da Cultura viabiliza o investimento de mais de R$ 1,1 milhão para o fomento das manifestações da cultura tradicional popular do Estado, que vai além da festa religiosa. Dentre as manifestações, podemos citar a Procissão de Fogaréu, o espetáculo cênico da Paixão de Cristo, os Penitentes e os Caretas, por exemplo”, destaca Diego Zaranza, assistente técnico na área do Patrimônio Imaterial da Coordenadoria do Patrimônio Cultural e Memória (Copam), da Secult Ceará.
Diversidade e riqueza da cultura popular
Ainda nesta quarta-feira (27), dentro da categoria Manifestação Tradicional Popular, acontece a “XI Procissão do Fogaréu - Fogo da Fé”, do Coletivo Bastidores, a partir das 19h, na praça da Igreja Santíssima Trindade, no bairro José Walter, em Fortaleza. Na quinta-feira (28), Sobral recebe a manifestação “Viva a Tradição dos Caretas”, do Reisado Boi Mina Flor de Sobral, a partir das 17h, na Rua Jornalista Vicente Loiola, 143, no bairro Campo dos Velhos.
Na sexta-feira (29), será encenada a “Paixão de Cristo do Bairro Ellery - 28 anos”, a partir das 7h, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Ellery, em Fortaleza. No mesmo dia, em Barbalha, a partir das 19h, apresentam-se os Penitentes Irmãos da Cruz, com a “Peregrinação dos Penitentes”, indo da Capelinha do Sítio Brito, (que fica na margem da Estrada Barbalha/Distrito de Arajara) até a Capela do Sítio Cabeceiras.
No sábado (30), destaque para o espetáculo “Uma Semana da Paixão 2024”, do Grupo de Reisado de Cachoeira do Fogo, que acontece a partir das 17h no Assentamento Cachoeira do Fogo, no distrito de Itapi, em Independência. No domingo (31), novamente no Cariri, o Terreiro Cultural Arte e Tradição realiza a “XIV Edição da Festa dos Caretas 2024 - Arte e Tradição”, a partir das 8h, no Sítio Santo Antônio de Arajara, em Barbalha.
Sobre o Ciclo Ceará da Paixão
O projeto “Festa e fé: as paixões do povo cearense em devoção", da Associação Cultural Canto da Jandaia (ACCJ), integra o Ciclo Ceará da Paixão da Secult Ceará. Por meio de edital, a Secretaria da Cultura selecionou este ano 56 grupos, que se apresentam divididos nas categorias: Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo; Manifestação Tradicional Popular – Penitentes, Incelências, Caretas, Procissão de Fogaréu; Manifestação Tradicional Popular – Queimação de Judas; e Culturas Camponesas. O Edital Ceará da Paixão compõe a política de Patrimônio Cultural Imaterial para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo da Semana Santa no Estado.
SERVIÇO
XVIII Ceará da Paixão 2024
Até 31 de março, na Capital e Interior
Veja a programação completa no site da Secult Ce ( https://www.secult.ce.gov.br/
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.