Pular para o conteúdo principal

Barceló comenta gol e vitória diante da Chapecoense: “Ganhar em casa, com essa torcida é um sonho”

  Atacante chegou ao terceiro gol nos últimos cinco jogos pelo Alvinegro Link para compartilhamento:    Copiar Foto: Stephan Eilert/cearasc.com O jeito tímido de falar dá vez à garra em cada lance e à virilidade que dão fama aos jogadores de futebol de seu país. Uma das esperanças de gol do Ceará desde que chegou, Facundo Barceló vai ganhando espaço no Time do Povo e, neste domingo, chegou ao seu quinto gol na temporada e falou sobre o momento que vive no Ceará.  O último gol veio em um momento complicado do jogo contra a Chapecoense, partida em que o Ceará saiu atrás e teve no poder de reação uma das armas para conquistar os três pontos.  Mostrando presença de área, Barceló aproveitou passe de Jean Irmer, subiu mais do que a marcação e, como bom camisa 9, cabeceou para o gol praticamente vazio. Ao fim do jogo, o atacante falou sobre a emoção de celebrar mais um gol ao lado da Nação Alvinegra, além de citar a importância de mais uma vitória na busca pelo acesso.  “Isso tudo é lindo! Ga

CCC promove quinta edição do curso de cuidadores; mais de 80 profissionais já se capacitaram

 Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), promove, desta segunda-feira (15) até o dia 19 de abril, a quinta edição de seu curso de cuidadores. Voltado para profissionais que atuam na CCC e do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), nesta edição ele vai contemplar também quem atua na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), também da Rede Sesa.

A capacitação tem o intuito de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente acamado e evitar uma reinternação hospitalar. Até o momento, 81 profissionais já foram capacitados pela iniciativa.

Crislania Maia participou da primeira edição do curso e relata que fazer um curso de cuidadores era um desejo antigo, pois já atuava na ocupação há algum tempo, mas não tinha condições financeiras de se capacitar. “Esse curso melhorou muito minha área profissional e pessoal. Poderei atender melhor meu paciente, ter um melhor diálogo, tirei muitas dúvidas sobre a área da saúde e passei a ter mais conhecimentos, só tenho a agradecer pela oportunidade”, diz.

Casa de Cuidados conta atualmente com mais de 50 pessoas que desempenham a função, sendo três perfis de cuidadores: o familiar, que tem algum parentesco com o paciente; o voluntário que é um amigo ou conhecido da família que se propõe a ajudar de forma solidária; e o contratado, que não tem laços familiares nem de amizade prévia, mas que é designado pela família a assumir a função (com remuneração) quando há confiança.

Entre os assuntos abordados no curso estão os cuidados na administração de medicamentos; perfil e papel do cuidador; direitos e deveres do cuidador; uso de sondas; alimentação do paciente acamado; higiene oral; lesão por pressão, cuidados paliativos, entre outros.

“Selecionamos os assuntos que julgamos importantes para manter o paciente seguro na residência. Dessa forma, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, explica a coordenadora de Fisioterapia da CCC, Aryadne Marques.

O curso oferece uma certificação de 40 horas, sendo voltado para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos. Aquele que conclui o curso com bom aproveitamento recebe certificado.

“Nessa edição, implementamos mais metodologias ativas para deixar o curso mais dinâmico e facilitar o aprendizado. Já conquistamos ótimos resultados, entre eles, redução de eventos adversos, melhor relação com a equipe assistencial e otimização dos processos assistenciais internos, afirma Renata Gomes Mota, analista de educação permanente da Casa de Cuidados.

Cuidadores também passam por treinamentos de rotina

Além do curso de cuidadores que é realizado semestralmente, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) realiza outros treinamentos para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O “Programa Integração do Cuidador”, reformulado em 2024, tem o objetivo preparar essas pessoas recém-admitidas na instituição sobre a rotina do local e atitudes seguras no manejo do paciente, tanto dentro na internação quanto no domicílio.

Entre os conteúdos abordados nos treinamentos que ocorrem periodicamente, estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade e cada profissional faz a orientação de acordo com a sua especialidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.