Pular para o conteúdo principal

Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05)

  Dia de Bike ao Trabalho terá passe livre do Bicicletar nesta sexta-feira (09/05) Iniciativa incentiva a utilização da bike como uma opção sustentável de transporte, promovendo a saúde e a mobilidade ativa   Compartilhar   Em alusão ao Dia Internacional de ir de Bike ao Trabalho, celebrado sempre na segunda sexta-feira de maio, o Bicicletar disponibiliza passe livre aos usuários do sistema. A ação, promovida pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel, visa incentivar o uso da bicicleta não apenas para o lazer, mas também para os deslocamentos diários. A gratuidade é uma oportunidade de oferecer à população a chance de adotar o veículo sustentável em sua rotina, estimulando a utilização para ir ao trabalho e à faculdade, por exemplo. Para utilizar o sistema de bicicletas compartilhadas nesta data, basta baixar o aplicativo do Bicicletar e realizar o cadastro. O usuário deve registrar um cartão de crédito para fins de validação da conta, mas não haverá cobrança...

Guardas municipais de Fortaleza em formação realizam estágio supervisionado durante evento de aniversário da cidade A atividade integra o Curso de Formação, que conta com os alunos da primeira turma do concurso

  

Valdilane posa para a foto no aterrinho
Para a candidata Valdilane da Silva, o curso é "uma experiência única". Ela sente que o processo corresponde ao propósito de formar uma Guarda Municipal Cidadã (Fotos: Daniel Calvet)

Durante o evento de aniversário de Fortaleza, neste sábado (13/04), a primeira turma de alunos do curso de formação profissional do concurso da Guarda Municipal operou na área de segurança e apoio ao evento. Ao todo, 226 futuros guardas municipais atuaram na festa como atividade de estágio supervisionado.

A formação, que é uma realização da Academia da Segurança Cidadã (Amsec), faz parte da última etapa do concurso. Na prática, os alunos conheceram o funcionamento do plano operacional de segurança e atuaram junto aos agentes distribuídos pelos espaço da festa, dando suporte às áreas de segurança, monitoramento e prevenção, além de dar apoio aos diversos servidores da gestão municipal que trabalharam na fiscalização e trânsito.

“A atividade de estágio durante o aniversário da cidade foi pensada para prestigiar o evento e para que os alunos tenham contato com o que aprenderam em sala de aula e coloquem em prática durante a festa. Assim, quando eles terminarem o curso já estarão capacitados e serão aptos a atuar como guardas municipais”, ressaltou o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Heraldo Maia.

Thiago Gondim posa para a foto no Aterrinho
Thiago Gondim considerou a experiência no aniversário da cidade como uma grande oportunidade

O evento proporcionou grandes oportunidades de praticar os preceitos da formação, destacou o inspetor Demócrito Gordiano, coordenador geral do curso de formação profissional da GMF. "Tudo o que foi visto em sala de aula, de maneira teórica e prática, nós estamos aplicando e vivenciando no dia de hoje. O evento é um teatro de operações complexo, envolve várias situações que eles vivenciaram nas 480 horas de curso, que eles vão poder visualizar e colocar em prática," explicou Gordiano.

Escolhido pelos colegas como orador da turma, o candidato Thiago Gondim considerou a experiência no aniversário da cidade como uma grande oportunidade. "Está sendo um privilégio participar de eventos como o aniversário de Fortaleza, uma das maiores capitais do nosso Nordeste e do Brasil, e ter esse contato mais próximo com a comunidade", celebrou.

O Curso de formação tem dois meses de duração, com 480 horas-aulas, e conta com aulas teóricas e práticas, além do estagio supervisionado. Entre as disciplinas técnicas e práticas aprendidas, estão o gerenciamento de crise em ocorrência de alto risco, noções de operacionalidade e abordagens, técnicas de imobilização, algemação e condução, prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade, legislação internacional sobre direitos humanos e mediação de conflitos.

Para a candidata Valdilane da Silva, o curso é "uma experiência única". Ela sente que o processo corresponde ao propósito de formar uma guarda cidadã. "Foi muito difícil chegar até lá. Eu sempre tive essa paixão pela segurança pública e todo dia é uma realização de um sonho. Você sai de casa para proteger o cidadão, é por eles que a gente fica aqui e que dá o nosso melhor," comprometeu-se Valdilane.

"O curso me revelou uma doutrina diferente, voltada para a segurança cidadã, para os direitos humanos, então realmente para mim está sendo muito gratificante," relatou o candidato Valdemar Parente, acrescentando que a excelência da formação está relacionada às competências dos professores. "Uma coisa muito importante que eu percebi no curso é a qualidade dos instrutores e todos pertencem à Guarda. Perceber essa qualidade dentro da instituição foi muito gratificante, está sendo uma formação edificante."

O processo também contempla a manutenção do condicionamento físico e o conhecimento das estruturas da Guarda Municipal na perspectiva de bens, patrimônios e serviços públicos e da rotina operacional de serviço em postos fixos e do serviço móvel.

Além dos 226 alunos da Turma 1 (T1), que estão, agora, cumprindo o estágio supervisionado, a Secretaria da Segurança Cidadã convocou a Turma 2 (T2), formada por mais 280 alunos que segue em formação desde o começo de abril. Após o curso de formação, os candidatos que não forem eliminados durante essa fase serão submetidos à prova de avaliação final, de caráter eliminatório.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.