Pular para o conteúdo principal

*Fortaleza Limpa: Jogo do Ferroviário no PV recebe ação ambiental inédita neste domingo (19/05)*

_Atividades incluem coleta de materiais, Campeonato de Reciclagem e abordagem de conscientização junto aos torcedores_ A partida entre Ferroviário e ABC neste domingo (19/05), pela Série C do Campeonato Brasileiro, vai contar com uma ação especial do Fortaleza Limpa diretamente no Estádio Presidente Vargas, em uma iniciativa ambiental inédita na gestão. O objetivo é envolver a população e promover a conscientização socioambiental. A praça esportiva receberá um estande, que estará montado nos arredores do estádio, para coletar materiais recicláveis, promovendo um Campeonato de Reciclagem. Ao final, o melhor resultado será divulgado no placar e nas redes sociais. Agentes ambientais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também vão marcar presença, por meio do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas). Eles farão uma abordagem junto aos torcedores para orientar sobre o novo programa Fortaleza Limpa, a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo. Os agentes tam

Guardas municipais de Fortaleza em formação realizam estágio supervisionado durante evento de aniversário da cidade A atividade integra o Curso de Formação, que conta com os alunos da primeira turma do concurso

  

Valdilane posa para a foto no aterrinho
Para a candidata Valdilane da Silva, o curso é "uma experiência única". Ela sente que o processo corresponde ao propósito de formar uma Guarda Municipal Cidadã (Fotos: Daniel Calvet)

Durante o evento de aniversário de Fortaleza, neste sábado (13/04), a primeira turma de alunos do curso de formação profissional do concurso da Guarda Municipal operou na área de segurança e apoio ao evento. Ao todo, 226 futuros guardas municipais atuaram na festa como atividade de estágio supervisionado.

A formação, que é uma realização da Academia da Segurança Cidadã (Amsec), faz parte da última etapa do concurso. Na prática, os alunos conheceram o funcionamento do plano operacional de segurança e atuaram junto aos agentes distribuídos pelos espaço da festa, dando suporte às áreas de segurança, monitoramento e prevenção, além de dar apoio aos diversos servidores da gestão municipal que trabalharam na fiscalização e trânsito.

“A atividade de estágio durante o aniversário da cidade foi pensada para prestigiar o evento e para que os alunos tenham contato com o que aprenderam em sala de aula e coloquem em prática durante a festa. Assim, quando eles terminarem o curso já estarão capacitados e serão aptos a atuar como guardas municipais”, ressaltou o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Heraldo Maia.

Thiago Gondim posa para a foto no Aterrinho
Thiago Gondim considerou a experiência no aniversário da cidade como uma grande oportunidade

O evento proporcionou grandes oportunidades de praticar os preceitos da formação, destacou o inspetor Demócrito Gordiano, coordenador geral do curso de formação profissional da GMF. "Tudo o que foi visto em sala de aula, de maneira teórica e prática, nós estamos aplicando e vivenciando no dia de hoje. O evento é um teatro de operações complexo, envolve várias situações que eles vivenciaram nas 480 horas de curso, que eles vão poder visualizar e colocar em prática," explicou Gordiano.

Escolhido pelos colegas como orador da turma, o candidato Thiago Gondim considerou a experiência no aniversário da cidade como uma grande oportunidade. "Está sendo um privilégio participar de eventos como o aniversário de Fortaleza, uma das maiores capitais do nosso Nordeste e do Brasil, e ter esse contato mais próximo com a comunidade", celebrou.

O Curso de formação tem dois meses de duração, com 480 horas-aulas, e conta com aulas teóricas e práticas, além do estagio supervisionado. Entre as disciplinas técnicas e práticas aprendidas, estão o gerenciamento de crise em ocorrência de alto risco, noções de operacionalidade e abordagens, técnicas de imobilização, algemação e condução, prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade, legislação internacional sobre direitos humanos e mediação de conflitos.

Para a candidata Valdilane da Silva, o curso é "uma experiência única". Ela sente que o processo corresponde ao propósito de formar uma guarda cidadã. "Foi muito difícil chegar até lá. Eu sempre tive essa paixão pela segurança pública e todo dia é uma realização de um sonho. Você sai de casa para proteger o cidadão, é por eles que a gente fica aqui e que dá o nosso melhor," comprometeu-se Valdilane.

"O curso me revelou uma doutrina diferente, voltada para a segurança cidadã, para os direitos humanos, então realmente para mim está sendo muito gratificante," relatou o candidato Valdemar Parente, acrescentando que a excelência da formação está relacionada às competências dos professores. "Uma coisa muito importante que eu percebi no curso é a qualidade dos instrutores e todos pertencem à Guarda. Perceber essa qualidade dentro da instituição foi muito gratificante, está sendo uma formação edificante."

O processo também contempla a manutenção do condicionamento físico e o conhecimento das estruturas da Guarda Municipal na perspectiva de bens, patrimônios e serviços públicos e da rotina operacional de serviço em postos fixos e do serviço móvel.

Além dos 226 alunos da Turma 1 (T1), que estão, agora, cumprindo o estágio supervisionado, a Secretaria da Segurança Cidadã convocou a Turma 2 (T2), formada por mais 280 alunos que segue em formação desde o começo de abril. Após o curso de formação, os candidatos que não forem eliminados durante essa fase serão submetidos à prova de avaliação final, de caráter eliminatório.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.