Pular para o conteúdo principal

*Fortaleza Limpa: Jogo do Ferroviário no PV recebe ação ambiental inédita neste domingo (19/05)*

_Atividades incluem coleta de materiais, Campeonato de Reciclagem e abordagem de conscientização junto aos torcedores_ A partida entre Ferroviário e ABC neste domingo (19/05), pela Série C do Campeonato Brasileiro, vai contar com uma ação especial do Fortaleza Limpa diretamente no Estádio Presidente Vargas, em uma iniciativa ambiental inédita na gestão. O objetivo é envolver a população e promover a conscientização socioambiental. A praça esportiva receberá um estande, que estará montado nos arredores do estádio, para coletar materiais recicláveis, promovendo um Campeonato de Reciclagem. Ao final, o melhor resultado será divulgado no placar e nas redes sociais. Agentes ambientais da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também vão marcar presença, por meio do Plano de Educação Ambiental e Sanitária (Peas). Eles farão uma abordagem junto aos torcedores para orientar sobre o novo programa Fortaleza Limpa, a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo. Os agentes tam

Cearense faz 9º melhor salto em distância do mundo em 2024 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa do CE

 Cearense faz 9º melhor salto em distância do mundo em 2024 no Meeting Paralímpico Loterias Caixa do CE

Lucas Lima do Nascimento, 30, registrou a marca de 5,14m em Fortaleza, neste sábado, 11; competição reuniu quase 300 atletas de cinco modalidades na capital cearense

Fotos: CPB

O cearense Lucas Lima do Nascimento, 30, da classe T11 (deficiência visual), registrou o que seria a nona melhor marca mundial do ano no salto em distância. Neste sábado, 11, o atleta fez 5,14m no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Fortaleza (CE), evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A competição reuniu 284 atletas de alto rendimento e de desenvolvimento em quatro endereços da capital cearense. A Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu 167 competidores do atletismo. Já o Centro de Formação Olímpica concentrou 95 nadadores e seis jogadores de bocha. A Sede Campestre do Clube de Tiro Gun House contou com 16 atiradores e o Círculo Militar de Fortaleza foi palco de disputas de 10 arqueiros. 

Lucas nasceu com catarata e, aos 17 anos, perdeu totalmente a visão por causa de um descolamento de retina. Chegou a ficar afastado por nove temporadas do esporte por não conseguir conciliar os treinos com a rotina de trabalho. Voltou em 2022, emagreceu 30 quilos e, agora, treina dois períodos em um dos Centros de Referência do CPB em Fortaleza.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as Regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

"Quero agradecer ao meu treinador e guia Iranildo Rodrigues. Quando retornei para o esporte, colocamos como meta estar entre os melhores do Brasil e estamos conseguindo", disse o cearense, representante da Adesul-CE e que também correu os 100m em Fortaleza (13s48). No salto em distância, entrou no top-3 do ranking nacional deste ano com a marca deste sábado. 

Embora seja a nona do mundo entre as 15 registradas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) em 2024, a distância registrada por Lucas no Meeting não é válida internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios exigidos pela World Para Athletics (braço do IPC responsável pelo atletismo paralímpico mundial).

Os atletas brasileiros com as melhores marcas internacionais irão disputar o Mundial de Kobe, Japão, de 17 a 25 de maio. A competição na Ásia vale índices para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Os critérios de convocação do CPB estão neste link. 

Ainda na pista e no campo da Unifor, o jovem Vinícius Lessa, 15, das classes T e F11 (deficiência visual), fez os 100m em 15s29. Também arremessou o peso a 4,75m e lançou o dardo a 8,39m. 

Na piscina do Centro de Formação Olímpica, o jovem José Gustavo de Oliveira, 16, da Sadef-RN, fez os 50m livre da classe S11 (deficiência visual) em 31s80, tempo que o colocaria no top-25 mundial na atual temporada. Ele também nadou os 100m livre (1min14s70), 100m costas (1min38s01), 100m borboleta (1min49min79) e os 200m medley (3min49s03).  Já Jennifer Almeida, 17, da classe S14, caiu três vezes na água: 100m livre (1min23s49), 100m costas (1min39s81) e 200m medley (3min24s95). 

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN) e Vitória (ES). Neste sábado, também houve uma etapa no Rio de Janeiro (RJ). A competição retorna no próximo dia 18 de maio, com disputas em Teresina (PI) e Boa Vista (RR). 

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Meeting Paralímpico Loterias Caixa
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.