Pular para o conteúdo principal

Copa do Brasil: Ceará perde para o CRB/AL e se despede da competição

  Créditos: Lucas Emanuel/FCF O Ceará recebeu o CRB/AL na noite desta quinta-feira (23) pelos confrontos de volta da Terceira Fase da Copa do Brasil. Precisando reverter o placar de 1 a 0 do duelo de ida, na Arena Castelão o Vovô pressionou mas não conseguiu balançar as redes e acabou superado novamente pelo placar de 1 a 0. Com o somatório no agregado, a equipe cearense se despediu da competição. O Vovô retoma as suas atenção para o Campeonato Brasileiro Série B onde luta pelo acesso à elite nacional e volta a campo no próximo domingo (26) quando recebe a Chapecoense/SC. Daniel França Departamento de Comunicação Federação Cearense de Futebol (85) 32066523 imprensa@futebolcearense.com.br

Ésio de Souza lança o livro O Domínio do Café no Brasil




 Ésio de Souza lança o livro O Domínio do Café no Brasil

No próximo dia 16 de maio, às 15h, no Instituto do Ceará, o escritor brasileiro Francisco Ésio de Souza vai lançar seu 7º livro “O Domínio do Café no Brasil e Seus Pioneiros: Capitão-Mor Francisco de Melo Palheta (1727) e José de Xerez de Furna Uchôa (1747).

“Ao descobrir que tivera um ancestral, em quinto grau de parentesco, o capitão-mor José de Xerez de Furna Uchôa, como mentor e introdutor do café no Ceará, induziu-me a vasculhar sua vida de empreendedor”, revela o autor de forma curiosa.

O livro “O Domínio do Café no Brasil e seus Pioneiros”, segundo o autor, “tem a pretensão de mostrar um pouco da história do café no Brasil que mescla pioneirismo, desafios, coragem e, sobretudo, a aposta de dois homens em uma planta que viria a se tornar um ícone de “finesse” e sofisticação”.

Em 352 páginas, o livro aborda desde a origem espacial do café, a trajetória do capitão-mor do Grão Pará, Francisco de Melo Palheta, e do Capitão-Mor da Vila Real de Sobral, José de Xerez Furna Uchôa, passando por aspectos cruciais do desenvolvimento da cafeicultura e da migração do café, até os paradigmas da magia do cultivo e consumo do café no mundo, abordando uma nova concepção sobre os valores do café nos tempos atuais.

Sobre o Autor

Engenheiro agrônomo, técnico em desenvolvimento econômico e social pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e escritor brasileiro.

Autor das seguintes obras literárias: O Poder das Amarras; No Rastro do Boi; A Fagulha da Abolição; Vozes sem Eco; O Nordeste Brasileiro; Capitão-Mor José de Xerez de Furna Uchôa; e O Domínio do Café no Brasil e seus Pioneiros.

Francisco Ésio de Souza atualmente exerce a função de 1º vice-presidente do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

Instituto do Ceará

O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) foi fundado em 4 de março de 1887, tendo por finalidade o estudo e a difusão da História, da Geografia, da Antropologia e ciências correlatas, especialmente no que se refere ao Ceará.

Sediado no Palacete Jeremias Arruda, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, no centro de Fortaleza, o Instituto do Ceará é a mais antiga instituição cultural do nosso estado e uma das mais antigas do Brasil, sendo reconhecido de utilidade pública por lei municipal, estadual e por decreto federal. O Instituto do Ceará é aberto ao público e oferece visitas orientadas mediante agendamento. Sua sede conta com três auditórios, biblioteca, hemeroteca, setor de audiovisual, laboratório de restauro e conservação, além de um museu. 

Evento de Lançamento

Data: 16 de maio de 2024

Hora: 15h

Local: Instituto do Ceará – Rua Barão do Rio Branco, 1594 – Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.