Pular para o conteúdo principal

UFC abre inscrições para Exame de Proficiência Leitora em Língua Portuguesa, voltada a estudantes estrangeiros

  UFC abre inscrições para Exame de Proficiência Leitora em Língua Portuguesa, voltada a estudantes estrangeiros Segunda, 17 Agosto 2026 09:12 Estão abertas, de 14 a 26 de agosto, as inscrições para a 3ª edição do Exame de Proficiência Leitora em Língua Portuguesa (EPLLP). Nesta edição, serão ofertadas 50 vagas . O exame é destinado a estudantes estrangeiros que precisem comprovar proficiência em português junto aos cursos de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras e a demais candidatos estrangeiros que necessitem comprovar competência leitora em língua portuguesa para fins específicos. As inscrições são gratuitas e online. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar cópia do passaporte vigente, com dados legíveis. Também deverá utilizar o mesmo endereço Gmail na inscrição e na realização do exame, que será aplicado de forma online. A prova será realizada online no dia 28 de agosto e terá duração máxima de uma hora. O exame é composto por 10...

Gestante ganha clipe e ensaio fotográfico no HRN e solta a voz para colaboradores e pacientes

 Gestante ganha clipe e ensaio fotográfico no HRN e solta a voz para colaboradores e pacientes

À espera do segundo filho, a cantora Yara Selma de Sousa, 22, soltou a voz para os colaboradores e pacientes no período em que ficou internada na Clínica Obstétrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. Percebendo a aptidão da paciente para a música e descobrindo que Yara nunca tinha feito um ensaio fotográfico de gestantes, as enfermeiras obstétricas Raquel Amâncio e Danielly Paiva resolveram organizar um momento especial. O ensaio fotográfico com direito a gravação de clipe com algumas canções foi produzido nas dependências do HRN, unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Sobral.

“Foi maravilhoso. Primeira vez que fiz um ensaio fotográfico de gestantes. Não estava esperando, foi um verdadeiro presente”, conta a Yara Selma. Ela precisou ser internada no HRN por quase um mês após um episódio de contrações. “O HRN é ótimo, maravilhoso. Não tenho do que reclamar”, diz. A paciente deu à luz no hospital e recebeu alta na última terça-feira (30).

Amâncio explica que tudo foi pensado para garantir a segurança da paciente, que estava em uma gestação de risco, e não houve custos para ela. A equipe do setor organizou as roupas e a maquiagem, que foram cuidadosamente higienizadas para a sessão fotográfica. “É gratificante poder ajudar, realçar a beleza, tornar esse momento especial para ela”, explica a maquiadora Denise do Nascimento. O fotógrafo Maxwell Sousa Marques, disse ter sido emocionante participar desse momento. “Sempre fotografo gestantes, mas fazer um ensaio no hospital é diferente, emocionante”, destaca.

Responsável pelo ensaio fotográfico, a enfermeira e fotógrafa Danielly Paiva reforça a importância de eternizar o período gestacional. Ela lembra que os ensaios com gestantes já foram organizados outras vezes no HRN. “Sou apaixonada pelo período gestacional, pela Obstetrícia. E percebi, ao longo dos anos, a fortaleza e também a sensibilidade desse momento, principalmente para as gestantes que, por algum motivo, se encontram internadas. É natural que a autoestima da mulher sofra com tudo isso, já que ela estará mais sensível. Com isso, vi que elas poderiam ter um momento delas, mesmo estando internadas, e esse momento ficará registrado para a vida toda”, diz Paiva.

Talento para cantar

Yara Selma lembra que em uma conversa com uma colaboradora do setor, contou que é cantora e resolveu mostrar seu talento. “Uma das enfermeiras viu meu perfil, começou a me seguir e queria me ver cantando ao vivo”, disse divertida.

Ela canta profissionalmente em barzinhos, restaurantes e eventos há 9 anos em diversos estilos: jazz, blues, soul, forró das antigas, MPB, sertanejo, música internacional e rock. Ela diz que cantar ajuda a relaxar. “Ajuda a descansar. Maravilhoso fazer o que a gente gosta”, destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*