Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Palco Giratório. Espetáculos de dança marcam programação do mês de maio

 

 
 
O Palco Giratório, projeto do Departamento Nacional do Sesc, que fomenta a circulação de espetáculos das Artes Cênicas, traz a Fortaleza duas apresentações e uma ação formativa, tudo gratuito e aberto ao público. Nesta temporada, as ações acontecem nos dias 09, 10 e 11 de maio, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA) e o Hub Cultural Porto Dragão.
No dia 09, a partir das 18h, no Teatro Morro do Ouro, anexo ao Theatro José de Alencar, acontece a ação formativa denominada Pensamento Giratório. O grupo Movidos Dança (RN) receberá o bailarino João Paulo Lima (CE) para um bate papo sobre o papel da dança e dança inclusiva como elemento transformador de realidades e moderador de conflitos, que envolve padrões estéticos normativos, a defesa de uma dança livre de padronizações, capacitismo e toda sorte de exclusões. Haverá ainda a exibição do vídeo-dança "Do Ninho aos Ares", produzido pela Movidos Dança.
No dia 10, no mesmo local, a partir das 19h, o público pode conferir a apresentação do artista cearense João Paulo Lima, Carta Aberta aos Corpos Não DEFs, uma performance sobre o apagamento histórico e a insurreição de corpos defs que constroem suas redes de afetos e encontros de criação. É uma confissão ao público de inúmeras inquietações de um corpo def e sua trajetória nas artes, um convite a pensar que todo corpo é possível.
Nuvem de Pássaros, espetáculo do grupo Movidos Dança, se apresenta no dia 11, a partir das 19h, no Hub Cultural Porto Dragão. Ele narra o encontro de pessoas em um processo de descobertas, criando dispositivos que valorizam as diferenças individuais e a importância da coletividade na construção narrativa de um território utópico. Uma obra coreográfica inspirada no movimento da migração dos pássaros e baseada no comportamento das espécies que compartilham dessas rotas de voo.
Sobre o palco Giratório
O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O Circuito já levou mais de nove mil apresentações em todo o País, muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões brasileiras.
Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.
 
Serviço
Palco Giratório
*Entrada gratuita

Programação
 
Pensamento Giratório
Data: 09 de maio
Horário: 18h
Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo ao Theatro José de Alencar)
Participantes: Movidos Dança (RN) e João Paulo Lima (CE)
 
Carta Aberta aos Corpos Não DEFs
Data: 10 de maio
Horário: 19h
Local: Teatro Morro do Ouro (Anexo ao Theatro José de Alencar)
Artista: João Paulo Lima (CE)
 
Nuvem de Pássaros
Data: 11 de maio
Horário: 19h
Local: Hub Cultural Porto Dragão
Artista: Movidos Dança (RN)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.